Olhar sobre o FC Porto

A Mística Azul e Branca - Desnorte

A SAD Azul e Branca levou a cabo uma pequena “limpeza” de balneário durante o Mercado de Inverno e cujos reflexos ainda se vão sentindo.

Que eu me lembre em toda a história do Futebol só houve um Clube que fez algo de parecido e chegou ao final como Campeão Nacional. Tal sucedeu nos tempos de Trapattoni ao comando do Fußball-Club Bayern München. Fora este exemplo não me recordo de mais nenhum clube que tenha sido bem sucedido após um grande ajuste no plantel com o seu campeonato a meio do caminho.

O desnorte no Reino do Dragão parece ser total e para além de o Futebol Clube do Porto andar a emprestar para depois vender se o cliente gostar do produto - quando deveria tê-lo feito no final da Temporada anterior diga-se desde já - eis que a trapalhada parece ter-se apossado de um balneário onde aparentemente o Treinador não manda absolutamente nada.


 O facto de a braçadeira de Capitão andar agora a passar de braço para braço é elucidativo disto mesmo. Para além de que é um sinal grave de que nem tudo está bem apesar de El Comandante ter regressado para ajudar o Porto a chegar a bom Porto e de Kléber ter agora alguém que o vai obrigar a ter de trabalhar a sério se quiser ser titular.

A braçadeira de Capitão é algo mais do que um simples elástico que um Jogador coloca no seu braço esquerdo para dar nas vistas. E muito menos a dita braçadeira é um instrumento que serve para que a estrela da companhia brilhe com mais intensidade. Nem é uma justificação para que um determinado Atleta possa contestar as decisões da equipa de arbitragem.

Quer se queira ou não o Capitão de Equipa é uma extensão do Treinador que dentro do campo pode e deve fazer as alterações que entender para que a equipa melhore a sua prestação durante uma partida. Para além de que é ao Capitão que cabe a árdua tarefa de manter o Plantel unido e disciplinado em campo e fora dele.
Contudo a SAD Portista e os demais elementos da Equipa Técnica dos Dragões entendem que a braçadeira de Capitão é mesmo um elástico que serve somente para adornar a Estrela ou para protestar com os árbitros.


Ridículo, caricato e elucidativo do tal desnorte que já assentou arraiais no Dragão desde que a temporada anterior acabou. Pelos vistos Hulk consegue mesmo impor o respeito no balneário e tem mais conhecimentos tacticos do que Helton e João Moutinho…

Depois venham para a Praça Pública com a história costumeira de que o Campeonato está encomendado para o Clube X e Y, que os Árbitros são todos Adeptos do Benfica e Sporting, que o Mundo está todo contra o Futebol Clube do Porto, que a culpa de tudo o que está mal no Mundo Azul e Branco é do André Villas-Boas, que o Falcao é pouco inteligente por ter saído para o A. Madrid, que o defesa central Maicon é um tosco e que Vítor Pereira não percebe nada de futebol.    

Crónica semanal de Pedro Silva, The Blue One, para o Negócios do Futebol