As tendenciosas escolhas de Paulo Bento


Paulo Bento está desde dia 20 de Setembro de 2010 no comando da Selecção Portuguesa, e desde aí, se notou a falta de poder de mudança do treinador português. Poder de mudança, mas que também se podia dizer... Clara fixação das ideias do seu jogo.

De Setembro de 2010 para cá, apesar de ser seleccionador e não treinador, a verdade é que Paulo Bento já teve de divulgar as suas convocatórias mais que uma ou duas vezes. E nessas convocatórias, sempre se pode verificar que existia uma certa tendência para as escolhas dos nomes que iriam integrar o grupo nos estágios da nossa selecção.

E como já vamos no ano de 2012, seria um pouco desapropriado e desnecessário, estar aqui a falar de coisas que já muita gente se esqueceu. E por isso, vou alongar-me um pouco sobre a mais recente convocatória do nosso seleccionador, divulgada hoje, para o amigável, em jeito de competição, com a Polónia.


Paulo Bento, nesta convocatória, optou por chamar jogadores como Nélson, Ricardo Costa, Nélson Oliveira e Eduardo. Ora eu pergunto, mas que convocatória venha a ser esta? Jogadores que, desculpem-me a expressão, nem "calçam" no seu clube, são chamados para representar o que pelo menos, deveria ser o sonho de cada jogador de Futebol. Falo claro, da Selecção Nacional.

Uma Selecção não é apenas um conjunto de jogadores que se juntam anualmente para fazer viagens interessantes pelo Mundo e que, em cada uma delas, fazem meia dúzia de jogos. Não. Uma Selecção é todo o poder do respectivo desporto de cada país. É a força de um país e é também aquilo que une as pessoas, capazes de fazerem viagens bastante caras só para ter o orgulho de ver "ao vivo e a cores" a sua selecção representar o país. Podia estar aqui mais umas valentes horas a dizer o que representa uma selecção nacional para um país, mas creio que os leitores saberão, cada um à sua maneira, o que ela significa para cada um.

Paulo Bento está a colocar a Selecção num grupo de amigos. Competente, é verdade, mas quer-se sempre mais. Devia convocar os melhores, e não aqueles com que tem mais "confiança" ou "afecto".


Voltando à questão de convocatória, pergunto o porquê de jogadores como Hugo Viana, Quim, Custódio e até Adrien e Hugo Vieira não estarem neste momento presentes no lote de convocados por Paulo Bento. São jogadores com ritmo de jogo, com muito para dar à sua equipa, e que, sem qualquer dúvida, seriam mais valias para Portugal.

Por fim, algumas questões que gostaria que me fossem respondidas:

1- Terá Paulo Bento capacidade para gerir uma Selecção como a de Portugal? 

2- Como se explica que, em menos de 2 anos, o técnico português tenha "expulsado" jogadores do calibre de Ricardo Carvalho e José Bosingwa da selecção?

3- Porque é que Paulo Bento não convoca jogadores com ritmo de jogo elevado, em detrimento de habituais suplentes nos respectivos clubes?