Semana azul-e-branca


Esta sexta-feira todos os caminhos vão dar não a Roma, mas sim ao Estádio do Dragão. É o primeiro grande clássico da temporada e que melhor altura para acontecer. Os números esses são quase idênticos na grande competição interna (2011/12). Se os encarnados apresentam um melhor ataque, os azuis respondem com a melhor defesa. Zero derrotas para cada um, um empate e quatro vitórias. Os dois perderam pontos frente a recèm promovidos e na casa dos adversários. Em termos individuais temos Cardozo, Hulk e James Rodríguez num bom momento.4 golos para o paraguaio, três para o brasileiro e três para o colombiano. Infelizmente o jovem valor dos nortenhos não poderá dar o seu contributo, já que foi expulso na última partida. Olhando para os outros dois, o Incrível está em claro plano de destaque! Em cinco duelos (2010/11) entre as duas turmas, o portista facturou por quatro vezes enquanto o benfiquista por apenas uma, sendo que o segundo apenas fez quatro dos cinco jogos. A disciplina também entra aqui. Os dois sul-americanos foram visados com as cartolinas por seis vezes (total), com três para o representante dos dragões e igual número para o das águias, sendo que um do último foi vermelho directo. De todos os marcadores que entraram nos cinco jogos e que foram transferidos, também existe uma igualdade. Fábio Coentrão apontou um tento no jogo da primeira-mão da Taça de Portugal no Dragão e rumou ao Real Madrid de José Mourinho. Radamel apontou quatro e "voou" para a turma de Manzano.

Dos outros marcadores destes clássicos, todos ainda continuam nas respectivas equipas. Javí, Cardozo, Rolando, Hulk, Varela, Guarín e Moutinho estão convocados e poderão fazer mais uma vez o gosto ao pé. Impacto directo na chegada de atletas temos cinco casos. Referente à saída do grande goleador do Futebol Clube do Porto chegou Kléber para ocupar a posição. Ainda um pouco "verde" mas o titular no centro do ataque. Dos visitantes, temos quatro. Artur Moraes, Garay, Emerson e Witsel. O lugar principal do banco de suplentes também sofreu alterações. Jesus continua a ser o mister dos da Luz. Face à saída de André Villas-Boas para o Chelsea, Vítor Pereira saltou para a ribalta.

Voltando ao passado e agora em termos colectivos, os sorrisos vão todos para a malta de Pinto da Costa. De cinco títulos, quatro foram literalmente "papados". Campeonato, Taça de Portugal, Supertaça e ainda a Liga Europa fizeram por várias vezes a Avenida dos Aliados se encher de orgulhosos. No Sul, a crise foi sendo o prato do dia. Apenas a Taça da Liga arrancada a ferros e muita frustação referente às três competições internas, todas perdidas para os da Invicta.

Apesar disto e como é normal e sabido, as estatísticas nunca fizeram campeões. Hoje podemos ser os favoritos à vitória e amanhã ter sido aniquiliados por um adversário teoricamente mais fraco. É a beleza do Mundo do futebol, onde nada é certo e só com trabalho e dedicação se constrói grupos de campeões. Será mais um ambiente de Dragão que hoje estará reunido nos cerca de 50.948 lugares e claro, que o Futebol Clube do Porto saia com uma vitória que nos coloque novamente no nosso lugar habitual da tabela classificativa. SOMOS PORTO...SEMPRE!

Texto de Nuno Oliveira para o Negócios do Futebol. Visite o blog Coluna Azul