Panorama Geral

Porto: “Mais uma jornada que passou e o Porto voltou a ganhar”, isto seria o que eu diria se o Hulk tivesse jogado, como o brasileiro não actuou em Aveiro o Porto perdeu os primeiros pontos. Imaginem se o Porto não fosse dependente de Hulk... Mas nem só a ausência de Hulk explica a perca dos primeiros pontos no campeonato, a titularidade do Cristian Rodriguez também ajudou. Vítor Pereira optou por colocar no onze um meio campo super rotativo, mas o meio campo roda tanto que ficamos sem saber quem ajuda a defender. Mangala foi titular pela primeira vez, e já não via ninguém meter tanto medo só de olhar, desde os tempos do Jorge Costa. O Porto voltou a acertar demasiadas vezes na barra, volto a dizer que o objectivo não deve ser seguir o que fez o Sporting nessa matéria na temporada passada, a não ser que o Porto queira que o Kléber acabe no Saragoça… Frente ao Feirense o Porto realizou uma exibição fraca, mas o Feirense também não foi melhor, aliás no final da primeira parte não era perceptível quem jogava em casa emprestada, e de que lado estavam os casados e de que lado estavam os solteiros. Kléber que se terá lesionado, acabando por sair ao intervalo, foi substituído por Varela. Aqui está uma substituição que o Walter precisava para motivar a sua carreira desportiva, pior ficou o brasileiro quando viu entrar Djalma. Nota final para James Rodriguez, eu sei que o João Vieira Pinto é o teu ídolo, mas ele quando deu murros em pessoas, fê-lo com muita gente pelo meio e ainda hoje mal se consegue ver, assim à descarada é mais difícil de alguém dizer que não viu, a não ser que tenham o nível de inteligência do Manuel Queiroz…

Benfica: O clube encarnado voltou a vencer no campeonato, derrotando a Académica por 3-1, o golo do Aimar não deve contar. Uma vitória antecedida pelo empate histórico frente ao Manchester “Unaited”, como diria Jesus. Uma vitória marcada mais uma vez pela “mão”, quer seja a falta dela no caso de Peiser e Artur, quer seja pela presença dela nas áreas dos dois clubes. Mas depois de Duarte Gomes, se eu fosse arbitro, só marcaria mão se visse um jogador agarrar a bola dentro a área, saíssem a driblar e marcasse um afundanço, se isto não acontecesse, peito ou mão é tudo igual! E pelo que se viu na Luz não existe só um Vasco a ter esta opinião. Capdevila voltou a ficar de fora, fica a ideia que ou a taça da liga arranca o mais depressa possível, ou o internacional espanhol só lá para 2012 consegue somar mais de noventa minutos num mês. Nolito voltou a ser destaque ao apontar dois golos, mas se o espanhol quer cair nas graças de Jorge Jesus e continuar a ser titular, se calhar dar abraços ao Capdevila não é boa ideia… Saviola voltou a ser titular, alguns dizem que quando o argentino joga Cardozo rende mais, eu olhando para a exibição do argentino no Domingo, diria que cada vez que Saviola joga, a possibilidade dos adeptos do River Plate o terem de volta aumenta! Agora vem o Porto, e ou muito me engano ou JJ não se vai pôr a inventar, a não ser que o Matic seja titular no lado esquerdo da defesa, olha que o treinador do Benfica já fez coisas piores...

Sporting: O clube leonino somou a terceira vitoria consecutiva, o que levou a que se aproxima-se do topo e que muitas garrafas de espumante guardadas desde 2002 fossem abertas. O Sporting foi a Vila do Conde ganhar por 3-2, num jogo que começou muito bem, tão bem que o Domingos trocou a cara de desesperado pela cara de parvo, ele e toda a gente que estava a ver o jogo. Schaars abriu o marcador, e ouvir a frase: “ou começas a render ou acabas na Académica!”, parece ter feito bem ao holandês. Logo depois o Sporting chegaria ao 2-0 por Wolfswinkel, e quem diria que o Saragoça seria tão importante no actual momento do Sporting. Depois disto foi o costume, Sportinguistas a roer unhas, a arrancarem cabelos, a saltarem de pontes, e tudo isto só com as intervenções do Rui Patrício. Pelos vistos o guarda-redes do Sporting, depois de tanto livre indirecto, tem medo de tocar em qualquer bola. Eu sei que o Eduardo está no banco do Benfica, mas o Rui não precisa destes lances para manter a luta viva. E este tipo de erros podem acontecer contra equipas como o Zurique, o Patricio que se ponha a inventar frente à Lázio que vai ver. O Sporting acabaria por conseguir vencer graças a um golo de Onyewu, que finalmente usou aquela altura toda para alguma coisa. Marat Izmailov voltou a ficar de fora, ao que tudo indica Izmailov está a seguir o plano de recuperação do médico dos Malucos do Riso…

Texto de Vasco Sinel de Cordes para o Negócios do Futebol