Panorama Geral

Cardozo marca há três jogos consecutivos (foto ASF)

Benfica: O Benfica é líder do campeonato! Estava difícil! É melhor aproveitar até porque o Porto joga com o Leiria daqui a umas semanas, e contra equipas treinadas pelo Caixinha é o que se sabe. O Benfica chega a líder depois de derrotar o Nacional da Madeira por dois golos. O primeiro foi apontado por Óscar Cardozo, mas tirando o paraguaio mais ninguém deve ter visto o golo. É preciso ter azar, logo agora que o avançado do Benfica marca de cabeça ninguém vê, olha se o Falcao tivesse feito todos os seus golos na Choupana, ninguém viria e estava agora a jogar no Varzim e não no “grande” Atlético de Madrid... O jogo na Choupana ficou mais uma vez marcado pelas interrupções, a certa altura fiquei na dúvida se era um jogo da Liga ou se a NBA tinha regressado. Não sei o que é mais parvo o nevoeiro da Choupana ou o pessoal que acha que mudar o horário dos Morangos com Açúcar é proibitivo! Nolito, saiu ao intervalo e percebe-se, afinal ele passou o jogo todo sem ver o que mais gosta: A baliza! E prova-se que na Madeira os espanhóis brilham pouco, mas deixemos o Roberto em paz, até porque ele tem mais com que se entreter. Axel Witsel voltou a ser dos melhores em campo, foi pena não se ter conseguido desviar daquela esquerda do Felipe Lopes, num combate de boxe perdia pontos. Benfica acabaria por fechar o encontro com um golo de Bruno César, com o peso com que ele chegou ao Benfica ninguém diria que o veríamos a correr pelo campo a fora passado uns meses. Finalmente destaque para a dupla Emerson e Jardel, nota mental: não repetir!

Vítor Pereira (foto ASF)

Porto: O Futebol Clube do Porto não jogou para o campeonato mas isso não quer dizer que tenha estado de folga. Não jogou para o campeonato mas jogou sexta-feira contra o Barcelona, opções… Os campeões nacionais acabaram derrotados e aconteceu algo que não estamos habituados a ver acontecer: primeiro, o Porto a perder uma final europeia; Segundo, o Porto a ser roubado. Logo por azar o Olegário Benquerença não podia apitar este jogo... Um jogo que fica marcado pela boa réplica do Porto ao Barcelona, mas quem tem Messi na frente para marcar e Guarin no meio para assistir torna as coisas mais fáceis. Guarin que já pode contar aos netos que fez uma assistência perfeita para o melhor jogador de todos os tempos, quer dizer, é o melhor se não comentarem jogos para a SportTv, se comentam já se sabe como é... José Mourinho, não participou, Vilanova agradece, mas terá aprendido alguma coisa ao ver o Porto jogar, e já prometeu em troca ensinar uma ou duas coisas ao Vítor Pereira sobre luta greco-romana aplicada a treinadores ou adjuntos. O Barcelona acabaria por marcar o segundo golo perto do final por Cesc Fabregas, e quando do banco do Porto sai Fernando e do Barcelona sai Fabregas fica tudo dito sobre as possibilidades do Porto em ganhar este jogo. Nota final para o estado do relvado no Mónaco, fica a certeza do lugar onde foram parar os relvados de Alvalade.


Sporting: Em Alvalade o problema já não é a relva, mas o estádio em si! Parece amaldiçoado, não só dá azar nos jogos, como acaba com a carreira de treinadores, jogadores e presidentes. Ao invés de contratarem jogadores para posições onde já existe gente que chegue, deviam era contratar dois padres e três exorcistas. Sporting voltou a comprometer a já comprometida luta pelo título, recebeu o Marítimo e perdeu por 3-2, sofrendo os golos em lances em que mais do que o mérito dos jogadores do Marítimo, fica a sensação que metade dos golos foi da autoria dos rins dos jogadores do Sporting. Yannick voltou a ser figura de destaque, mais uma vez não foi pelos golos, onde vão os tempos do Torneio do Guadiana, mas por outra exibição pobre, Barcelona está cada vez mais longe. E o Postiga não atina e vai pelo mesmo caminho. Para “esforçado” já basta o Franco Jara. O Sporting voltou a queixar-se da arbitragem, por amor de Deus, não se ponham com essas coisas outra vez! O senhor Idalécio tem trabalho para fazer na fábrica! Baba marcou o golo que deu a vitória ao Marítimo e é triste perceber que uma equipa treinado pelo Pedro Martins consegue ter melhores avançados no banco que o Sporting no onze inicial. O Rubio morreu ou quê? Por fim, nota para Domingos eu sei que as coisas não estão fáceis, mas tirar o Capel e meter Jéffren a fazer de meio jogador não ajuda, bem sei que existem muitos a fazer de meio jogador no Sporting, mas não vamos confundir debilidades físicas com debilidades individuais…

Texto de Vasco Sinel de Cordes para o Negócios do Futebol