Na sequência das notícias de hoje da imprensa desportiva lusa referentes ao mercado de transferências, nomeadamente a que A Bola dava à estampa relativa à possível saída de Fredy Guarín, o FC Porto emitiu um comunicado no site oficial a negar ter recebido «uma única proposta para a transferência» do médio.
Eis o comunicado dos dragões:
«À força de tanto desejar o enfraquecimento da equipa do FC Porto, o jornal “A Bola” é um depósito infinito de mentiras. Na edição de hoje, lê-se na primeira página, de forma taxativa, “Real Madrid em cima de Guarín” e depois acrescenta-se: “Colombiano vai deixar o Dragão”. Mentira, mil vezes mentira.
Impressionante o desejo incontido do jornal “A Bola” de escrever sucessivas mentiras sobre o FC Porto e o seu plantel. Habituados como estamos aos devaneios deste género de imprensa parcial e militante, já nem ligamos muito, só que a paciência tem limites.
Ao contrário do que escreve “A Bola”, sem qualquer fonte, como é habitual, o FC Porto não recebeu uma única proposta para a transferência de Guarín, seja ela do Real Madrid ou de qualquer outro clube, nem pretende negociar o passe deste e de outros jogadores. Por muito que isso doa a clubes e jornais que às vezes até se confundem. Desenganem-se também os que pensam que com este género de notícias vão conseguir perturbar o trabalho da equipa do FC Porto. No domingo vencemos o 70.º troféu e iniciamos a época com a mesma sede de vitórias com que terminamos a anterior e, para nos enfraquecer, vai ser preciso muito mais do que umas mentiras cirurgicamente colocadas na primeira página de “A Bola”. Já o deviam saber.»
8 comentários:
Um comunicado degradante, que mancha o nome da instituição FCP, mas que ultimamente opta por este estilo de guerrilha.
Era necessário fazer as referências jocosas ao "Jornal A Bola"? Não bastava desmentir a notícia? Não será o Jornal "O Jogo" uma pior espécie de "imprensa parcial e militante"?
Mais um comunicado revelador de pequenez!
Na verdade o comunicado limitou-se a expor a verdade, e nada mais do que isso. Decerto custará a muitos fanáticos aperceberem-se de que um determinado jornal os leva ao colo, até porque para um benfiquista o jornal em causa será certamente o melhor em Portugal. Não me parece que seja muito difícil adivinhar porquê.
É que, ao contrário do que se passa com o Porto, o Benfica é apenas alvo da imprensa nacional quando se trata de apontar jogadores ao clube. O espectáculo degradante a que se assiste este ano com o jornal A Bola é de tal maneira insultuoso que se houvesse algum tipo de legislação em relação à imprensa falaciosa, o vosso querido jornal de Lisboa já teria deixado de existir.
Fala do jornal O Jogo? Curioso. Soa a uma tentativa frustrada de tapar os olhos a quem está menos por dentro da matéria. Quem dera aos leitores que toda a imprensa desportiva segui-se, ao menos, o que o Jogo faz, uma vez que tanto A Bola como o Record nem decência suficiente têm para esconder as preferências. Apesar de ser, é claro, nortenho e azul, ao menos o jornal O Jogo tem a decência de vender capas distintas para Norte/Sul. Que nos interessa a nós o lixo da imprensa desportiva restante? É claro que nenhum jornal é imparcial, mas alguns esforçam-se mais por agradar aos seus do que propriamente para merecerem o título de "jornalista".
Anónimo das 14:42,
Estou completamente de acordo consigo.
O jornal OJOGO, apesar de ser um pouco mais chegado ao Porto, consegue ser imparcial, e escrever notícias verdadeiras e de todos os clubes.
Não é perfeito? Não, mas...quem o é?
O FCPorto, tanto o clube, como os seus associados, começam a ficar fartos do jornal ABOLA, pelos motivos que já todos sabemos, e com razão. É impressionante a quantidade de jogadores do campeão nacional, que eles "vendem" nas suas edições diárias!
PS: É bom saber que o NegóciosdoFutebol ainda tem seguidores, que ainda tem quem se interesse pelo projecto, e que comente. Peço ao Anónimo que sempre que comentar no nosso blogue, deixe sempre um nick. Verdadeiro ou não, é importante deixá-lo. Continue a comentar...
Cumprimentos,
A Bola também tem capa norte e capa sul , portanto não é por aí.
O FCPorto tem é a mania da perseguição
Mas tá tudo maluco? A Bola tem capa norte? A sério, tu sabes do que falas? É que eu vivo no Porto e as capas de cá são exactamente as mesmas que se vêem em Lisboa.
Vê lá se deixas de falar sem saber oh esperteza
Oh otário, eu sou de coimbra (considerado Norte) e algumas vezes as capas são diferentes das que se vêem na internet?
Anónimo das 14H42,
Manda a boa educação dizer os nomes da pessoas quando se dirige a palavra a alguém.
Em primeiro lugar, não é "imprensa falaciosa", é facciosa. Quanto a isso, concordo consigo: comparar um jornal com mais de sessenta anos com um pasquim cujo o dono é accionista da Sad portista é insultuoso, ainda mais quando o mesmo também domina uma série de jornais, uma rádio e um canal televisivo ligado ao desporto...
Não sei se o "Jornal A Bola" será o melhor de Portugal nem me interessa, assim como à maioria dos befiquistas.
Por outro lado, também fiquei comovido com essa defesa ao "Jornal o Jogo" e, já que fala tão pomposamente de "verdade", de "colos", de "jornalistas a agradar aos seus", deixo-lhe uma pérola da decência moral que tanto apregoa e que transcrevo:
O caso explica-se depressa: o, digamos, jornalista Tavares-Teles escrevia uma coluna chamada O Pato no jornal O Jogo. Certo dia, o bem informado Pato sugeriu que Deco abandonaria a Selecção se fosse injustamente castigado pelo acto corriqueiro e inofensivo de ter atirado uma bota a um árbitro. A escuta da conversa telefónica entre o, digamos, jornalista Tavares-Teles e Pinto da Costa era precisamente sobre esse texto.
Tavares-Teles: (…): Olha pá, eu já escrevi aquela história do Deco (…). O Manuel Tavares [director de O Jogo] estava a querer pôr aquilo em grande destaque, pá!
Pinto da Costa: Não, não! Tem mais impacto aí.
Tavares-Teles: O gajo não é maluco o suficiente para dizer que não, que não é nada, que é tudo mentira?
Pinto da Costa: Não! Eu falo com o Antero e ele avisa!
Facciosa e falaciosa são duas coisas completamente diferentes. A Bola é tanto facciosa como falaciosa, uma vez que como ele disse, vende por verdadeiras notícias falsas