Princípios específicos de jogo



Muito se ouve falar por aí sobre princípios de jogo e etc. Mas é certo que nem todos sabem quais são eles.

Sabiam que um dos princípios de jogo que o Barcelona usa como princípio-chave, se assim pudermos dizer, chama-se penetração? Através do passe ou progressão, o Barcelona vai seguindo em frente no terreno, e, através da qualidade da equipa nestas duas formas de penetrar no adversário, as coberturas tornam-se indefinidas? Nessa equipa, poucos jogadores de servem do drible ou da finta sob o adversário, evitando perder a bola. Preferem valorizar a sua posse e tentar progredir pelo chão com a bola corrida entre jogadores. Evitam confrontos directos várias vezes.

Servem-se também do passe para trás, para o companheiro seguir em frente com a bola enquanto toda a equipa segue em bloco e desmarcada, empurrando a equipa adversária para trás. É outra forma de como a equipa cumpre esse princípio maravilhosamente. Devido ao elevado teor técnico desse princípio, muitos crêem o Barcelona como muito forte. Apenas têm um modelo que, ofensivamente, explora bem os pontos fracos defensivos e ofensivos dos adversários. Mas vejamos quais são os princípios. Posso dizer que existe um modelo de como é explicado cada princípio, com situações entre um e quatro jogadores. Já vamos ver isso, e claro, deixo sempre um link aprofundando cada princípio, para não escrever um post excessivamente grande. Os princípios ofensivos são: Penetração, Cobertura Ofensiva, Mobilidade e Espaço. Os defensivos são: Contenção, Cobertura defensiva, Equilíbrio e Concentração São princípios ou conjunto de regras que regem parte do comportamento dos jogadores. Vejamos:



Imaginemos um jogador na posse de bola. Têm duas opções: ou procura espaço para progredir com a bola, ou remata. Este é o primeiro princípio de ataque: a penetração. Em resposta, a equipa defensora deve fechar a linha de remate e o espaço para progredir. O primeiro princípio de defesa chama-se contenção. Os riscos são maiores para quem defendo do que para quem ataca. Por isso, a equipa defensora vai acrescentar um jogador um segundo defesa, caso o primeiro seja ultrapassado. Chama-se cobertura defensiva.

A equipa que ataca, fica assim em desvantagem numérica, e portanto precisa de ser restabelecida a igualdade. No segundo princípio de ataque, a cobertura ofensiva, junta-se um segundo atacante. Esta situação de 2x2 é, na teoria, menos vantajosa para a equipa atacante. Portanto, o segundo atacante afasta-se do portador da bola de forma a liberta-lo da cobertura defensiva, tentando refazer a situação de 1x1. Caso o segundo defensor não o acompanhe, está criada uma linha de passe de forma a criar uma situação de 1x0. Este é o terceiro princípio de ataque. Chama-se mobilidade. Entre estas duas alternativas, compete à defesa optar pela menos perigosa. O segundo defesa deve acompanhar o segundo atacante, criando situações de 1x1. Este princípio de defesa chama-se equilíbrio.



Resumindo, o ataque tem o objectivo de tornar o jogo mais aberto, com maior profundidade e largura de jogo, de forma a obrigar o adversário a flutuar, criando-se assim linhas de passe ou dificultar a equipa contrária a criar situações de desvantagem numérica. O quarto princípio de ataque é o espaço.

Por fim, o quarto princípio de defesa, denomina-se concentração. A defesa deve diminuir o espaço e amplitude de jogo, obrigando assim o adversário a jogar em pequenos espaços, facilitando a cobertura defensiva e criando situações de vantagem numérica com mais facilidade. Podem servir-se do link em cada nome do princípio para compreenderem melhor o que significa cada um. Espero que todos compreendam melhor o que vai na cabeça dos treinadores e que gostem do que apresento aqui para todos vocês.