Plantel Benfica 2011/2012


A época encarnada já começou há cerca de três semanas e hoje o clube da Luz tem o primeiro teste a sério e a doer, frente aos turcos do Trabzonspor. O Negócios do Futebol faz uma curta análise ao Benfica 2011/2012 e ao que deverá ser o plantel para esta temporada, sendo que não é certo que esteja fechado, podendo um ou dois reforços chegar ainda à Luz.

Guarda-redes: No início dos trabalhos, Artur afigurava-se como o provável titular, depois de Roberto ter sido preterido por Jorge Jesus. No entanto, a chegada de Eduardo irá aumentar a concorrência para com o brasileiro que na última época se destacou no Sporting de Braga. Por outro lado, enquanto Júlio César e Roberto deverão rodar noutros clubes, o jovem Mika, actualmente a defender a baliza da selecção sub-20 na Colômbia, deverá permanecer como terceiro guarda-redes. Sendo ainda bastante jovem (20 anos), não seria uma boa oportunidade para deixar o jovem nascido na Suiça somar alguns minutos na Liga Portuguesa, antes de integrar o plantel benfiquista? Deixem a vossa opinião.

Centrais: Apesar de todas as notícias que têm saído relativamente ao desejo de Luisão em abandonar o Benfica, o capitão deverá permanecer pelo menos mais uma temporada. A experiência do internacional brasileiro é uma mais valia, num dos sectores ainda menos rotinados do plantel. Quando ao brasileiro se juntar o argentino Ezequiel Garay, poderemos estar perante uma das melhores duplas de centrais da Liga Portuguesa. Apesar de pouco ter jogado aquando da sua passagem pelo Real Madrid, o argentino é uma boa adição ao plantel encarnado, entrando para fazer esquecer a saída de David Luiz. Miguel Vítor, que na época passada representou o Leicester, sendo bastante importante na equipa de Erikson, deverá permanecer no plantel, assim como Jardel, que apesar de não ter convencido durante a segunda parte da temporada passada, poderá ter uma nova oportunidade. O destino de Fábio Faria e Roderick Miranda passará por empréstimos.

Laterais: Uma das posições que Jorge Jesus deverá querer ver reforçada é a de lateral direito. Durante quase toda a pré-temporada o treinador que levou os encarnados ao título em 2009 não teve alternativa senão utilizar o médio André Almeida nesse lugar, dada a indisponibilidade de Maxi Pereira, que entretanto representava o Uruguai na Copa América. O uruguaio é mesmo o único jogador de raiz para aquela posição e, embora tenha qualidade para a desempenhar, é necessário alguém para fazer concorrência directa. Rúben Amorim é outra das opções para a lateral direita, apesar de também não ser o seu lugar de origem e a sua condição física ser ainda bastante baixa, fruto das lesões que o têm afectado. Wass já foi emprestado e André Almeida vai seguir o mesmo caminho, estando acordado que irá jogar no Belenenses na próxima temporada. Por outro lado, no outro extremo da defesa, está um dos reforços com mais cartel deste defeso. Joan Capdevilla, apesar dos seus 33 anos, vai adicionar bastante experiência à lateral esquerda dos encarnados. Porém, o campeão do mundo pela roja não dará tanta profundidade como Fábio Coentrão, tendo esse sido um dos aspectos mais importante do vertical Benfica dos últimos dois anos. Emerson, campeão francês pelo Lille, vem para concorrer com o espanhol, já que também César Peixoto abandonou o plantel. Apesar de não ser um jogador completo, não compromete a defender, embora também não seja muito participativo em movimento ofensivos, especialmente quando requerem a sua iniciativa.

Meio-Campo: Fundamental no processo de jogo deste Benfica, o miolo dos encarnados vai sofrer algumas alterações relativamente à temporada passada. Carlos Martins parece estar de saída do clube, depois de duas temporadas em que actuava sobretudo descaído na direita, posição que desempenhava de forma satisfatória, mas não suficientemente bom para Jesus. Para esse lugar, no esquema de Jesus, deverão estar duas peças sul-americanas que tentarão fazer esquecer Toto Salvio. Enzo Pérez, que custou cinco milhões aos cofres da Luz, deverá ser a aposta de Jorge Jesus, embora as exibições durante a pré-época tenham mostrado que Urreta é também uma opção a considerar naquela lugar que requer jogadores com técnica e velocidade, capazes de transportar o jogo a um ritmo bastante alto. Nolito, que tem sido um dos destaque das pré-temporada também não deixará Jorge Jesus indiferente e tentará usar dos seus atributos para conquistar um lugar no onze. Axel Witsel pode também actuar nas alas, embora este versátil belga jogue em quase todas as posições do meio campo. Ainda assim, deverá disputar com Aimar, cujo peso da idade se começa a notar cada vez mais, ainda que a refinada técnica se mantenha quase inalterada, o lugar de número 10, embora o jogador proveniente do Standard de Liège não seja tão tecnicista. É mais um jogador dado a equilibrar a equipa, mantendo-a coesa, ligando os sectores. Gaitán, que na última temporada esteve encostado à esquerda, deverá manter, na maioria dos jogos, essa posição, apesar de considerarmos que o regresso ao centro do terreno seria mais benéfico para o argentino que chegou do Boca Juniores. O seu pé esquerdo, capaz de passes de ruptura e dribles curtos capazes de furar defesa seriam uma mais valia no miolo encarnado. No sector mais recuado, encontra-se o espanhol Javi Garcia que, pelo menos para já, é dono e senhor da posição de trinco. Fundamental nas transições e equilíbrios defensivos do Benfica, o espanhol enfrenta agora forte concorrência por parte de Matic. O sérvio tem-se destacado pelos atributos físicos mas também pela capacidade de construção de jogo após a recuperação de bola, arriscando por vezes movimento ofensivos raros no espanhol. Será uma disputa interessante pela lugar, a qual teremos o prazer de assistir durante a época. Quanto aos dispensados, estes deverão passar por Carlos Martins, como já referido, e os jovens David Simão e Ruben Pinto, que deverão ser novamente emprestados, já que não têm lugar na equipa encarnada. Nuno Coelho, contratado à Académica, é igualmente carta fora do baralho de Jesus para a próxima época e tem também liberdade para procurar outro clube.

Ataque: Será feroz a competição pelo lugar de segundo avançado, já que Cardozo parece ter assegurado o estatuto de ponta-de-lança do clube encarnado, depois de ter ultrapassado a marca de 100 golos pelo clube. O paraguaio que, surpreendentemente para alguns, ficou de fora da Copa América, é o escolhido por Jesus para figurar no ataque da Luz, dada a sua capacidade de fazer vários golos, ainda que muitas vezes seja apelidado de pouco móvel. No seu apoio podem figurar vários nomes, entre os quais Saviola. O jogador, à semelhança do seu companheiro Aimar, já não tem o fulgor de outros tempos e com a chegada de novos reforços parece estar a perder espaço no onze do Benfica. Franco Jara, que apesar de ter jogado pouco na última temporada, deixou algumas boas indicações, e Bruno César são alguns dos jogadores que deverão concorrer El Conejo, disputando um lugar no apoio a Cardozo. Enquanto que Jara já teve um ano para se adaptar, Bruno César, que veio rotulado de craque, ainda tem muito a trabalhar, especialmente no que concerne ao aspecto táctico. Aliás, Axel Witsel, dada a sua versatilidade e cultura táctica, pode também actuar nesta posição, tal como o espanhol Nolito, que apesar de jogar preferencialmente a extremo, poderá ser útil como segundo avançado nalgumas ocasiões. Quanto a Rodrigo, Mora e Nélson Oliveira, dois deles deverão ser emprestados e é provável que algum fique ainda no plantel.

Neste plantel de 24/25 jogadores qual acham que seria o onze mais indicado? Terá o plantel qualidade suficiente em todas as posições? Ou será necessário mais algum reforço? Deixem a vossa opinião.