Copa América: Favoritos eliminados

O venezuelano Gabriel Cichero comemora gol contra o Chile

Neste fim-de-semana disputaram-se os quartos-de-final da Copa América, marcados pelas quedas das equipas teoricamente mais fortes do torneio. Argentina, Brasil, Chile e Colômbia ficam arredadas do top-4 sul-americano, enquanto Uruguai, Paraguai, Venezuela e Peru têm ainda hipóteses de disputar o título.

A Venezuela venceu a sua congénere chilena por 2-1 e carimbou presença nas meias-finais da competição, onde vai defrontar o Paraguai, que eliminou o favorito Brasil. Oswaldo Vizcarrondo colocou a Venezuela em vantagem, aos 35 minutos da primeira parte. Já na etapa complementar, Humberto Suazo restabeleceu a igualdade no jogo, ao minuto 24. A dez minutos dos 90, Gabriel Cichero colocou a formação venezuela nas meias-finais.


Já umas horas antes, o Paraguai havia eliminado o Brasil, após mais de duas horas de jogo sem golos, onde as decisões foram adiadas para a marca de grande penalidade. Os canarinhos pecaram na finalização e viram as hipóteses de revalidarem o título conquistado em 2009 goradas, quando falharam os quatro derradeiros penalties. Com 0-2, após grandes penalidades, o Paraguai garantiu o acesso às meias-finais onde irá encontrar a surpreendente Venezuela.

A outra meia-final irá contar com o Perú, que venceu a selecção colombiana por 2-0, após prolongamento, depois de no tempo regulamentar o portista Falcao ter falhado a conversão de uma grande penalidade a favor dos cafeteros. Os seus opositores serão os uruguaios, provavelmente a selecção com mais cartel das quatro que ainda restam. Álvaro Pereira foi titular num empate conquistado a ferros (1-1), já que a sua selecção jogou com dez elementos a partir dos 39 minutos, tendo conseguido derrotar a selecção anfitriã nas grandes penalidade (5-4).