Panorama Geral


Benfica: Ao que tudo indica Nuno Gomes poderá fazer o seu regresso mais cedo do que se espera, será sem dúvida interessante ver como Jesus irá reagir. Afinal quando Saviola estava em grande, faz uns meses valentes, Nuno Gomes pouco era utilizado, ia entretanto a espaços e cada que vez que o fazia metia Kardec a um canto, agora irá Jesus apostar numa despedida de acordo com o estatuto do capitão benfiquista, ou teremos uma despedida à Mantorras? No último jogo frente ao Braga, Jesus teve uma performance à Carlos Queiroz, não chamou nomes à mãe de ninguém, mas demorou a substituir, a perceber o jogo e quando o fez nem todas as alterações foram as mais razoáveis ou acertadas, colocando-se, tal como o antigo seleccionador nacional, na forca, esperando a agora pela clemência do executor, Luís Filipe Vieira. JJ, acaba o jogo com Jardel, Luisão e Javi, das duas, uma: ou tirava um, ou colocava um deles na frente, para o clássico chuveirinho dos desesperados. Tenho dúvidas se Carlos Martins não teria sido útil nos momentos finais do jogo e se Coentrão nestes últimos jogos não deveria ter sido colocado a ala, sendo dos poucos jogadores benfiquista que vai terminar a época com força e garra para levar a equipa para a frente. São perguntas que apesar de pertinentes, nunca saberemos o real impacto que poderiam ter tido na prestação do Benfica frente ao Braga. Mas para aqueles que querem a saída de Jesus, a minha pergunta é: Quem o substitui?


Porto: Finalista mais uma vez! A equipa do futebol clube do Porto prepara-se para concluir a temporada de forma grandiosa com uma visita a Dublin. Aquilo que era no inicio da temporada uma impossibilidade, parece tornar-se com este ultimo mês uma possibilidade alcançável, falo claro da hipótese do Cristian Rodriguez ser vendido! Semana azul e branca marcada pelo interesse dos grandes europeus em Hulk, à partida será um bom negócio, principalmente se a equipa que o contratar, conseguir convencer os clubes do seu campeonato a contratar alguns dos defesas do Setúbal. Outro rumor, foi a saída de Falcao para o Real Madrid, parece-me errado trocar um clube que poderá ser favorito a lutar pela Champions na próxima temporada, por um clube que nos grandes momentos deixa os avançados no banco. Por fim, destaque para o jornal a Marca, que se preocupou em colocar um jantar entre árbitros e Pinto da Costa na capa do seu jornal, só mesmo um jornal afastado da realidade portuguesa, é que dava relevância a jantares entre presidentes de clubes portugueses e árbitros.


Sporting: Eis que o Leão acorda! Foram precisas muitas semanas de arbitragem semelhantes as do Duarte Gomes, para o Sporting perceber que tinha de meter as unhas de fora e mal ou bem, dizer alguma coisa. Provar ao mundo que o leão poderia estar enjaulado, mas que tem uma vontade imensa de ser solto! Ser bonzinho para todos é impossível! Ser mauzinho para alguns é possível, desde que Godinho não peça concelhos de moda agressiva ao Carlos Freitas. Carlos Freitas que criticou a arbitragem de Duarte Gomes, virando baterias também para o seu antigo Sporting, o de Braga , provando que uma semana na Grécia faz maravilhas pelo instinto de sobrevivência de uma pessoa. Depois desta semana, Godinho se tinha dúvidas sobre o Domingos perdeu-as. Mas cuidado, até porque as ultimas temporadas provaram que o segredo para encontrar o próximo Mourinho, passa por saber qual o próximo treinador a rasgar um pré-acordo com o clube de Alvalade. Em termo de saídas, semana marcada pela provável saída de Vukcevic para Inglaterra, parece-me uma alternativa razoável para o montenegrino, desde que ninguém lhe ponha um microfone à frente. E pela entrada de Carrillo, que afirmou que o Sporting não é um trampolim, finalmente alguém que sabe onde se veio meter...


Menção Honrosa: Mário Balotelli, surgiu num clube “pequenino” chamado Inter Milão, denotando desde cedo um talento e potência física que o levariam longe, mas apresentando já uma atitude que deixava muito a desejar, nem o nosso José Mourinho lidou bem com as fúrias pessoais do jovem italiano. Épocas mais tarde, num clube novo (Manchester City) e damos com ele a brilhar mais fora dos campos, do que dentro deles, e sempre por motivos patéticos. Quando se pensava que as noites de Manchester iam perder ritmo, eis que surge alguém que gasta mais numa noite e em miúdas que o Cristiano Ronaldo quando organizava festas para o Nani e para o Anderson… Ainda vais a tempo Mário!

Texto de Vasco Sinel de Cordes para o Negócios do Futebol