Dragões de reserva não dão hipóteses; Benfica deixa-se empatar no último segundo

Walter Silva (FC Porto)

O FC Porto deu seguimento à marcha triunfal na tentativa de terminar a Liga portuguesa sem derrotas, tendo goleado este domingo o V. Setúbal, por 4-0, no Estádio do Bonfim.

O técnico dos "azuis-e-brancos", André Villas-Boas, aproveitou para poupar alguns jogadores mais utilizados, mas mesmo assim os "dragões" foram os primeiros a marcar, graças a um autogolo de Valdomiro, quando estavam decorridos 11 minutos. Aos 45 os recém-coroados campeões portugueses aumentaram a vantagem, por intermédio de Nicolás Otamendi. Na segunda parte, o avançado Walter assinou o 3-0 aos 57 minutos e os sadinos desperdiçaram uma oportunidade soberana para reduzir, aos 71 minutos, após Cláudio Pitbull ter permitido a defesa do guarda-redes Beto, na conversão de uma grande penalidade. Varela selou o 4-0 em período de descontos. Com este resultado, o FC Porto, a duas jornadas do final, está cada vez mais perto de terminar a Liga invicto.

Roderick com a braçadeira de capitão (foto ASF)

O Benfica, já com o segundo lugar definido na classificação, foi ao terreno do Olhanense empatar a uma bola. Franco Jara deu vantagem aos "encarnados" logo aos quatro minutos, num encontro em que o treinador Jorge Jesus optou por dar descanso a alguns dos habituais titulares. Apesar de ter estado em desvantagem grande parte do tempo, a formação algarvia acabou por chegar ao empate em período de descontos, por intermédio de Djalmir, numa fase em que o Benfica estava reduzido a dez elementos (desde os 68 minutos), por expulsão de Jardel. Com este empate, a turma comandada por Daúto Faquirá garantiu matematicamente a manutenção no principal escalão.

O Sp. Braga, por seu lado, não foi além de um empate a zero na recepção à U. Leiria. Os minhotos partilham agora o terceiro lugar com o Sporting, com os mesmos (45) pontos. Os "leões" têm vantagem no confronto directo (venceram por 2-1 em Alvalade e reencontram-se em Braga na última jornada). Nos outros jogos realizados este domingo, nota para a vitória do Nacional da Madeira no terreno da Naval 1º de Maio (2-1), enquanto Beira Mar e Rio Ave empataram a uma bola. O Marítimo aproveitou a recepção à Académica para somar os três pontos, já que venceu por 1-0.