Panorama Geral

Image Hosted by ImageShack.us

Benfica
: De todas as notícias que saíram esta semana sobre possíveis reforços para o clube da luz, foi a da contratação de jogadores do Varzim que mais me chamou à atenção. Eu sei que comprar jogadores para aquelas zonas tem dado resultado, mas três de uma só vez é arriscado. A não ser que o planeamento da futura equipa B já tenha começado. Mas se fizerem metade do que fez o Coentrão, então venham eles. Neste últimos jogos, tem sido positivo ver os benfiquistas a desejarem que o César Peixoto não se lesione. E isto acontece porque o Benfica que tem que lidar com demasiados problemas no que falta de época. Jesus começou a época a ter que lidar com as saídas de Ramires e Di Maria, e vai acabar a época a lidar com a ausência de Sálvio, e a ausência de condição física em grande parte dos jogadores. Depois temos o Roberto, que começou mal a época e parece estar a entrar numa fase semelhante, mas pensem nisto, se Falcao custou quatro milhões e marca os golos que marca, imaginem se o Jesus mete o guardião espanhol na frente... Nota ainda para o estado gelado em que ficou o relvado da luz na sexta-feira, pior só dá ultima vez que o Porto lá foi…


Porto: Depois de mais um sucesso europeu, não será difícil de imaginar, que muitas caras são candidatas a mudar de ares na próxima temporada. Villas-Boas, é um deles, até porque a palavra de Pinto da Costa muda conforme os euros aumentam, por isso não será de espantar se o treinador Portista já tiver casas espalhadas um pouco por toda a Europa. Como ficou provado na quinta-feira, Jesus é que estava certo quando desejou Falcao no seu plantel, Falcao não só fura redes, como envia Submarinos ao fundo. Falcao voa para cabecear uma bola e da mesma forma que voa sempre que finta um guarda-redes adversário, não é só em Portugal que o avançado do Porto dá baile às arbitragens. Semana portista marcada por outro protagonista, Antero Henrique, que foi castigado por 15 dias, provando que a melhor qualidade dele é mesmo falar ao telefone e não à frente de microfones…


Sporting: A primeira promessa eleitoral parece ter caído por terra, Alex Silva, defesa do São Paulo, cedido pelo Hamburgo, afirmou preferir continuar no Brasil a jogar no Sporting. O que prova que um possível interesse do central em representar o clube de Alvalade só se poderá ter revelado após um almoço com o irmão. Mas entre Rodriguez e o irmão do Luisão, o Sporting devia era comprar aquele defesa central do Real Madrid que jogou frente ao Barcelona, o Ozil… Pelo menos a tentar cortar bolas não é dos piores. Semana leonina marcada pela renovação de contrato de Izmailov até 2015, uma renovação que fez com Co Adriaanse se emocionasse e que o Pinto da Costa se lembrasse que já fez coisas bem parvas. Finalmente, Pongolle afirmou que não queria voltar a Alvalade, mas alguém disse que queria o Pongolle de volta, se formos pelas prestações no campeonato espanhol, o Sporting fazia bem era tentar que o Caicedo regressasse.


Menção Honrosa: Leonel Messi, tinha que ser, a crónica tem pouco tempo, mas Messi teria de passar por aqui qualquer dia. Bastaram dois golos para se perceber uma coisa: Messi se não é Deus, o que será? Basta ver o segundo golo do craque do Barcelona frente ao Real Madrid para se chegar a uma conclusão: Futebol é isto! PS: Alguem diga ao Mourinho que pelo menos em casa convém deixar o autocarro na garagem...

Boa Semana Desportiva, Vasco Sinel de Cordes

Texto de Vasco Sinel de Cordes para o Negócios do Futebol