Direcção do Sporting planeia dispensar 17 jogadores e limpar balneário


O Sporting planeia efectuar uma "limpeza" no balneário para a próxima época, com a dispensa de 17 futebolistas entre os que integram o plantel profissional e os que estão emprestados. A intenção da Direcção de Godinho Lopes foi objecto de conversas entre alguns membros dos Conselho Leonino durante a reunião de quinta-feira, mas o processo depende de negociações que o Sporting realize com clubes eventualmente interessados na contratação dos jogadores.

Entre os jogadores que os responsáveis do clube pretendem dispensar estão três contratações emblemáticas da gerência de José Eduardo Bettencourt, o avançado francês Sinama-Pongolle e os veteranos médios internacionais portugueses Pedro Mendes, 31 anos, e Maniche, de 33, escreve a Lusa. Os dois primeiros têm vínculo até Junho de 2013 e a intenção dos responsáveis "leoninos" é encontrar um clube que pretenda adquirir o seu passe, de forma a recuperar parte do investimento feito na sua aquisição.

Sinama-Pongolle, que está emprestado até final da época ao Saragoça, de Espanha, custou 6,5 milhões e meio de euros ao Sporting, para onde se transferiu do Atlético de Madrid em Janeiro de 2010. O passe de Pedro Mendes foi adquirido ao Glasgow Rangers por cerca de 1,3 milhões de euros, mas o que pesa na decisão de o dispensar é a relação custo entre e produtividade, pois aufere cerca de 1,8 milhões euros brutos por época e a sua saída representaria uma redução nos gastos com o plantel.