Guerreiros da Europa

Dínamo Kiev vs Sporting de Braga (EPA/SERGEY DOLZHENKO)

Prova de maioridade em Kiev. O Sp. Braga já transpõe as fronteiras europeias de peito feito e o passaporte repleto de carimbos. O empate a uma bola no ingrato terreno do Dínamo confirma os sinais de crescimento exponencial dos minhotos no Velho Continente. Os adversários já não olham com desdenho, muito menos com despeito, a equipa de Domingos.

A partida da Ucrânia conta-se, aliás, um pouco como se fosse a própria história do Sp. Braga nas competições europeias. Entrada muito tímida, um golo sofrido, alguns erros de principiante, um empate pejado de sorte e depois uma resposta equilibrada e convincente.

Num jogo fraco tecnicamente, o Sp. Braga teve o mérito de sobreviver a uma entrada má, como já se disse, e de gerir com uma postura gélida o 1-1 obtido num lance aos repelões. Canto de Hugo Viana à esquerda, abordagem de Alan e toque de Gusev para a própria baliza.

Antes, já Yarmolenko espalhara o pânico ao marcar de cabeça, também na sequência de um canto. Alerta vermelho: neste lance há a sublinhar de forma muito carregada o mau posicionamento de algumas unidades do Sp. Braga. Não pode ser.

Shevchenko, experiente e verdinho

Toada mastigada, muitas vezes soporífera, quase sempre benévola para os dois guarda-redes. Excepção feita a duas grande intervenções de Artur Moraes, ambas em resposta a remates de longe, as balizas estiveram a salvo de grandes danos.

Mérito do Sp. Braga, principalmente a partir do momento em que logrou superar um início incorrecto. Depois do tal empate abençoado, o Sp. Braga passou a posicionar-se bem no terreno, equilibrou durante períodos amplos o controlo do jogo e passou a ser mais dominador a partir da expulsão do veterano Andriy Shevchenko.

Este último dado merece descrição pormenorizada. Numa altura em que já vira um amarelo, o antigo avançado de Milan e Chelsea decidiu prosseguir a jogada, mesmo depois do apito do árbitro. Driblou Artur, rematou à baliza deserta e foi expulso.

Qualidade certificada na Ucrânia

O Sp. Braga parte para a segunda-mão em vantagem no marcador e nos níveis de confiança. A segunda metade em Kiev foi realmente boa, principalmente pela forma como a equipa de Domingos soube ter a bola em seu poder.

Muito tranquila, personalizada, sempre em recepção e passe curto, o Sp. Braga mostrou não ser em nada inferior a este interessante Dínamo Kiev. Nem tudo foi perfeito, principalmente na postura defensiva, e Domingos terá de chamar a atenção à sua equipa.

Depois da épica noite de Liverpool, o Sp. Braga volta a mostrar qualidade certificada em Kiev. E a história está por acabar.

in "maisfutebol.iol.pt"