Inter sagra-se campeão mundial de clubes


O Inter de Milão, detentor da UEFA Champions League, bateu por 3-0 o TP Mazembe Englebert, da RD do Congo, em Abu Dhabi, e juntou o Campeonato do Mundo de Clubes de 2010 ao seu vasto palmarés.

Os "nerazzurri", que este ano, sob o comando de José Mourinho, também conquistaram a Liga italiana, a Taça e a SuperTaça de Itália, ganharam vantagem aos 13 minutos, quando Goran Pandev recebeu um passe de Samuel Eto'o e bateu Robert Muteba Kidiaba com um remate de trivela. Os italianos fizeram o 2-0 quatro minutos depois, após iniciativa do capitão Javier Zanetti, que encontrou espaço na direita e cruzou para Pandev, que não conseguiu controlar a bola no coração da área, mas Eto'o aproveitou para marcar, apesar de o remate ainda ter tabelado no poste.


Diego Milito desperdiçou uma boa oportunidade para marcar o terceiro golo dos italianos aos 25 minutos, quando ficou isolado após passe de Maicon, mas o argentino não conseguiu bater Kidiaba. O avançado voltou a falhar a três minutos do intervalo, com Kidiabi a evitar o golo com uma defesa de pé direito.

O Inter continuou a dominar o encontro no segundo tempo, embora os campeões africanos tenham criado as primeiras situações de perigo, com Mihayo Cazembe a testar atenção de Júlio César. O guarda-redes brasileiro voltou a intervir pouco depois, evitando o golo ao mergulhar aos pés de Alain Dioko Kaluyituka. A dez minutos do final, Júlio César voltou a impedir Kaluyituka de reduzir a desvantagem dos africanos mas, logo a seguir, o Mazembe foi surpreendido pelo contra-ataque do Inter. Numa jogada entre dois suplentes que entraram no segundo tempo, Dejan Stanković serviu Jonathan Biabiany, com o francês a contornar o guarda-redes Kidiaba e a estabelecer o resultado final.