Eles já não se lembram de noites gloriosas


O Benfica perdeu ontem com o Schalke 04, em casa, por 1-2. Os adeptos benfiquistas parecem recordar como longínquas aquelas alturas em que a sua equipa recebia e vencia o Liverpool ou goleava o Everton, e foi só na última temporada. De facto, não foi só em campo que mudaram os extremos de uma época para a outra. Em termos de exibições aconteceu o mesmo. A equipa passou do "excelente" ao "péssimo" num ápice e ontem, quando o Benfica tinha de mostrar que queria, de forma clara, entrar na Liga Europa, a apatia foi geral, ao ponto de se ouvir "Joguem à bola!". Exibições como a de ontem dão que pensar...

O Schalke montou uma estratégia defensiva muito eficaz, anulando a vertente criativa do Benfica, para a qual Jorge Jesus deu um precioso contributo. O técnico retirou Aimar e Gaitán e lançou César Peixoto e Martins, num meio-campo claramente em défice de imaginação. Os alemães jogavam nas falhas do Benfica e foi dessa forma que conseguiram adiantar-se no encontro. Rakitic cruzou da esquerda para Raul, o internacional espanhol amorteceu de peito para Jurado fuzilar o compatriota Roberto. Saviola procurava espaços mais recuados, já que a bola não chegava à frente, mas o erro era estratégico e tinha sido cometido antes do apito inicial, na decisão da equipa inicial. Prova disso mesmo, foi a nulidade de ocasiões claras de golo junto da baliza de Neuer que levaram Jesus a lançar o duo de argentinos ao intervalo, que talvez devesse ter colocado logo no apito inicial.


O Schalke foi o primeiro a criar perigo mas, depois, foi o Benfica quem esteve perto do golo, García e Aimar falharam por pouco e Cardozo obrigou Neuer a boa defesa. Quando parecia que os portugueses iam conseguir o empate, novo erro defensivo, novo golo germânico. Desta feita Howedes a marcar. Até final o melhor que o Benfica conseguiu foi encurtar diferenças por intermédio de Luisão e David Luiz ainda atirou ao poste de livre.