Valdés embala Sporting para o 3º lugar


O Sporting aumentou para quatro a série de vitórias seguidas na Liga portuguesa ao bater fora a União de Leiria, por 2-1, resultado que permitiu à equipa de Paulo Sérgio ascender provisoriamente ao terceiro lugar.

Jaime Valdés estreou-se a marcar pelos "leões" ao abrir o activo no minuto 14, num lance vistoso em que recebeu com o peito o cruzamento largo de Hélder Postiga e rematou de pronto no limite da pequena área. No entanto, a vantagem durou apenas sete minutos, pois o ponta-de-lança brasileiro Carlão aproveitou um ressalto na área para assinar a quarta partida seguida a marcar no campeonato. Valdés fixou o resultado a quatro minutos do intervalo num excelente pontapé de fora da área. O triunfo fez o Sporting subir do oitavo ao terceiro posto, embora o Vitória de Guimarães possa desalojá-lo caso vença o Portimonense no encontro que encerra a nona jornada, na segunda-feira. De referir ainda que o Leiria jogou os derradeiros quatro minutos reduzido a dez jogadores, fruto da lesão aparentemente grave de Marco Soares numa altura em que já tinha efectuado todas as substituições.


No Algarve, o Olhanense perdeu a oportunidade de chegar ao terceiro lugar, embora tenha conseguido manter a quinta posição graças ao empate 1-1 frente ao Marítimo. Um golo de Jean-Paul Yontcha, a dois minutos do fim, anulou a vantagem da equipa da Madeira conseguida por Kléber logo na parte inicial, num encontro que o Marítimo terminou reduzido a nove jogadores, após as expulsões de Alonso (30) e Baba (90). O Olhanense soma agora 13 pontos, menos um do que a Académica e o Sporting de Braga, dupla perdedora no sábado, ao passo que os insulares têm sete. De volta aos triunfos esteve o Nacional, vencedor na recepção ao Vitória de Setúbal, por 1-0. Orlando Sá assinou cabeça o único tento do encontro aos 27 minutos e fez a sua formação pular do 11º ao sexto lugar, igualando o Olhanense nos 13 pontos. Em Aveiro, o Beira-Mar também regressou às vitórias, após dois empates seguidos, ao bater por 3-1 a Naval, equipa que averbou a quarta derrota seguida no campeonato. Artur, de penalty, adiantou os aveirenses (22) e Leandro Tatu aumentou a vantagem ainda antes do intervalo (39). Edvaldo Bolívia reduziu na segunda parte, mas Wilson Eduardo fixou o resultado em cima dos 90, nove depois de ter entrado em campo e momentos depois de Kanu ter sido expulso na Naval.