Jovens do Liverpool garantem empate


O Liverpool FC mantém a liderança do Grupo K da UEFA Europa League, depois de conseguir segurar um nulo na visita ao terreno do Napoli SSC.

Embora a equipa da casa tenha dominado as operações durante a maior parte da partida, ficando muito perto do golo por intermédio de Marek Hamšik, que viu um remate cortado sobre a linha de golo Paul Konchesky, pouco antes do intervalo, a jovem equipa do Liverpool conseguiu sair de Itália com um ponto na bagagem. Com apenas uma vitória no grupo até ao momento, frente ao FC Steaua Bucureşti, na primeira jornada, a formação orientada por Roy Hodgson lidera o grupo, dois pontos à frente de Nápoles e FC Utrecht. Hodgson colocou em campo uma equipa relativamente inexperiente. Jonjo Shelvey estreou-se em jogos europeus e Jay Spearing e Martin Kelly, jovens formados no clube, tiveram também oportunidade de experimentar a pesada atmosfera do completamente lotado Stadio San Paolo. Do outro lado, Walter Mazzarri apresentou uma equipa na máxima força e dominou a posse de bola, criando a maior parte das ocasiões de golo do jogo. Ezequiel Lavezzi deu o mote com um remate por cima a dez metros do alvo e Edinson Cavani, de muito longe, não conseguiu bater Pepe Reina.


À excepção de um cabeceamento por cima de Martin Škrtl e de um remate de longe pelo irrequieto Shelvey os visitantes pouco perigo criaram no primeiro tempo. À beira do intervalo, Konchesky salvou a sua equipa ao tirar sobre a linha de golo um disparo de Hamšik, depois de Cavani ultrapassar Jamie Carragher junto à linha de fundo e efectuar um passe recuado. O avançado argentino esteve, também ele, perto de marcar por duas ocasiões, no espaço de cinco minutos, já na segunda parte. No primeiro lance, servido por Lavezzi após uma excelente iniciativa individual deste, permitiu a defesa a Reina e, depois, de cabeça, atirou ao lado, no seguimento de um cruzamento de Christian Maggio.

O Liverpool quase surpreendeu o Nápoles à passagem do minuto 69, quando Jovanović desarmou Salvatore Aronica e desmarcou Ryan Babel, mas Morgan De Sanctis respondeu com uma excelente defesa por instinto. A defesa do Nápoles sofreu ainda novo susto com um remate de David Ngog, que demonstrou excelente técnica para controlar um centro de Jovanović e disparar à meia volta, mas uma vitória dos forasteiros seria um castigo demasiado pesado para os homens de Mazzarri, que visitam Anfield a 4 de Novembro.