Basileia brilhante gela Roma


Golos de Alexander Frei, Samuel Inkoom e Cabral valeram ao FC Basel 1893 uma memorável vitória no terreno da AS Roma e a conquista dos primeiros pontos no Grupo E.

Apesar de Marco Borriello ainda ter restabelecido a igualdade a meio da primeira parte, com um bonito golo, aos 21 minutos, após Frei ter colocado os helvéticos em vantagem, e de Rodrigo Taddei ter acertado no poste logo após o início do segundo tempo, os visitantes mostraram maior frieza na hora da finalização. Um poderosos remate de Inkoom recolocou-os na frente ainda antes do intervalo e Cabral, vindo do banco, selou perto do final o primeiro triunfo da sua equipa na UEFA Champions League desde 2003. O Basileia inaugurou o marcador aos 12 minutos, na sequência de um bom movimento colectivo que começou ainda no seu próprio meio-campo. Gilles Yapi lançou Xherdan Shaqiri na direita e este cruzou na direcção de Marco Streller, que amorteceu a bola na perfeição para o golo de Frei.

A formação da casa desfrutava de maior tempo de posse de bola e viu Borriello rematar por cima depois de deixar para trás David Abraham. O ponta-de-lança italiano, contudo, não teve de esperar muito por nova oportunidade. Francesco Totti mostrou toda a sua classe e visão de jogo e, com um extraordinário passe, ainda no seu meio-campo, isolou Borrielo que, frente-a-frente com Franco Costanzo, tocou a bola sobre o guardião adversário e restabeleceu o empate. A Roma pareceu ganhar novas forças, com Taddei em evidência no flanco direito, bem apoiado pelas subidas do lateral Marco Cassetti. Totti, por duas vezes, esteve perto de marcar o seu primeiro golo da temporada quando, aos 37 minutos, ultrapassou Yapi, flectiu para o centro e, de pé esquerdo, disparou centímetros ao lado do alvo. Logo após o reatamento, o capitão da Roma voltou a atirar ligeiramente ao lado, desta feita com um remate em arco.


Mas, nessa altura, já os Giallorossi se encontravam uma vez mais em desvantagem no marcador, depois de o Basileia ter voltado a marcar, aos 44 minutos, em mais um fantástico remate. Inkoom ganhou em velocidade a Simone Perrotta, chegando primeiro a um passe de Shaqiri, e desferiu um disparo cruzado, sem hipóteses de defesa para Bogdan Lobonţ. A Roma procurou imprimir maior velocidade ao seu jogo, em busca do empate, remetendo o adversário à defesa. Taddei viu um potente remate ser devolvido pelo poste e, no lance seguinte, nem Borriello nem Nicolás Burdisso conseguiram desviar para o fundo da baliza um cabeceamento de Totti que cruzou a linha de golo. As duas equipas dispuseram, depois, de boas oportunidades através de remates de cabeça, com Benjamin Huggel a errar por muito pouco a baliza da Roma antes de Matteo Brighi e Philippe Mexès atirarem por cima, na outra área. A um minuto do fim, Totti forçou Costanzo a efectuar uma excelente defesa na transformação de um livre directo. Acabou, contudo, por ser Cabral, instantes mais tarde, a desferir o golpe de misericórdia na turma da casa, concretizando uma iniciativa individual e colocando o CFR 1907 Cluj em igualdade pontual com a Roma na classificação do Grupo E.