Golo fenomenal ao cair do pano dá vitória à Briosa

Benfica estreia-se com derrota em casa

Aí está a primeira escorregadela do campeonato para os campeões nacionais. A jogar em casa, frente à Académica, o Benfica não conseguiu levar de vencida os "estudantes" que jogaram com menos uma unidade durante quase toda a segunda parte. Jorge Costa consegue, assim, a sua primeira vitória sobre o Benfica, na estreia oficial enquanto técnico dos conimbricenses. Miguel Fidalgo e Laionel fizeram os golos estudantis. Jara marcou o único golo do Benfica.

O primeiro quarto de hora trouxe ao jogo um Benfica mandão. Contudo, criar perigo efectivo na baliza de Peiser não estava a ser conseguido. As acções, como habitual, eram sempre feitas pela esquerda, com Fábio Coentrão, igualmente como é hábito, a fazer mossa. Mas a Académica aguentou o ímpeto benfiquista e silenciou uma empolgada assistência. Aos 26 minutos, de bola parada, um dos "pecados" mais gritantes deste Benfica, Miguel Fidalgo aparece sozinho a desviar para o fundo das redes encarnadas, dando vantagem à Briosa. A turma de Jesus não conseguiu reagir da melhor forma ao golo e um elemento começou a sobressair-se pela negativa. César Peixoto era, claramente, um elemento a menos em campo e foi mesmo assobiado pelos adeptos. A substituição ao intervalo era imperativa.


E o ex-Braga foi substituído então ao intervalo por Jara. Em boa hora para os da casa. Mas antes, em dois minutos, David Addy, que vinha realizando uma exibição bastante consistente, deixando bons apontamentos, viu dois amarelos em dois minutos e foi expulso. Aos 62 minutos, voltaram a animar-se os benfiquistas. Coentrão teve mais uma boa iniciativa pela esquerda, olhou e colocou a bola onde quis para que Franco Jara aparecesse a desviar e se estreasse a marcar no campeonato. Jorge Jesus fez o que lhe competia e, com o Benfica a jogar com mais um elemento, meteu a carne no assador. E os encarnados conseguiram chegar mais vezes à baliza de Peiser, com perigo. Mas, haveria de estar reservado para o "suplente" Laionel o momento da partida. O reforço academista, nos descontos, deu o melhor seguimento a uma jogada de Júnior Paraíba e rematou de longe para um golo que só não levantou o estádio porque a Académica não jogava em Coimbra. O apito final chegou pouco depois com a ideia de que a jornada inaugural foi bastante benéfica para FC Porto e SP. Braga.