Bola oficial da Liga é Jabulani personalizada


Já é conhecida a bola que as estrelas da liga portuguesa vão pontapear ao longo da temporada 2010/11. Cor-de-laranja, desenvolvida pela Adidas, com os padrões-base da bola oficial do Campeonato do Mundo. António Carlos Ramos, elemento da Comissão Executiva da Liga, apresentou a nova bola da Liga Sagres, numa cerimónia marcada pelo exotismo de bailarinas de dança do ventre.

Inspirada na já famosa Jabulani – com a qual foi sujeita a testes comparativos numa Universidade inglesa e no laboratório da Adidas -, a bola que vai rolar nos relvados portugueses é, segundo os seus criadores, perfeitamente redonda e a mais exacta na história do futebol. Reunindo a maior parte das características da bola do Mundial-2010, apresenta apenas oito painéis 3-D ligados termicamente, que têm, pela primeira vez, um molde esférico. A bola, com cores exclusivas para a Liga portuguesa, foi «aprovada pela FIFA e pela UEFA», como referiu Carlos Ramos, salientando que «a Liga não tem de aferir as qualidades» da Jabulani.

«Se a FIFA aprovou a bola depois de todos os testes técnicos, a Liga não tem condições para fazer esse controlo das características», referiu, fazendo notar que «a bola vai funcionar na grande maioria das ligas europeias».