World Cup: Day 8


Portugal

Queirós deu uma entrevista calma tranquila e esclarecedora. E há uma coisa que ele não explicou bem mas tem lógica. O facto do Ruben ter chegado depois não quer dizer que a 2ª opção para médio devesse ser o Veloso (tendo em conta que o Pepe não deverá estar ainda em bom nível)… claro que havendo lugar para mais um médio pode levar um de cariz mais defensivo (diferente) para determinadas situações, no caso justificava-se!

O caso Nani deixou-me com a pulga atrás da orelha, mas perante explicações e a participação do Manchester e da Fifa na situação … fico-me.


Alemanha X Sérvia : 0-1
Não me deixo enganar pelos números… a Alemanha fez uma segunda parte boa, ainda falharam uma grande penalidade, mandaram uma bomba à barra e jogaram bom futebol… isto apesar de jogarem com menos um durante quase 60 minutos. As coisas não estavam mesmo para acontecer. A Sérvia fez uma primeira parte boa e apanharam-se a vencer… e com mais uma unidade, estiveram sempre muito organizados. Mesmo na segunda parte saíram bem para o contra-ataque e meteram 2 bolas nos ferros.



Eslovénia X USA : 2-2
Outro resultado enganador. Os estados unidos estiveram apáticos na primeira parte. Só acordaram ao intervalo, mas já estavam a perder por 2 golos. Foi com certeza um período de descanso muito bem rentabilizado para reorganizar a equipa. A equipa veio irreconhecível, dominou, controlou, massacrou e empatou. Mentalmente estiveram fantásticos, não se deixando abater pela desvantagem. Marcou ainda mais um golo limpíssimo que o árbitro habilidosamente anulou. É um árbitro medroso e num livre directo viu vários jogadores eslovenos a agarrar e puxar os Americanos… como não teve coragem de marcar penalti – marcou falta ofensiva, num lance que daria golo! É o exemplo do pior que existe na arbitragem.

A Eslovénia fez uma primeira parte muito boa e teve mérito ao conseguir boas saídas para o ataque. Não é possível a este nível perder pontos num jogo em que esteve a vencer por 2 golos.



Inglaterra X Argélia: 0-0
Foi um jogo fraquinho da Inglaterra contra uma Argélia que também não jogou nadinha. Ofensivamente a Inglaterra tem falta de qualidade e variedade… só Rooney pode dar algum brilho ofensivo, mas teima em não aparecer… ou melhor, até apareceu mas foi o flash interview para gozar com os adeptos (que assobiaram à saída da equipa) dizendo que “gostou muito do apoio dos adeptos… isto é que é verdadeira lealdade à equipa”. Está é mal habituado!


Grupo C:
Eslovénia neste momento lidera, tendo injustamente mais um ponto do que deveria. Os EUA deveriam ser lideres e provavelmente vão passar, já que jogam contra a equipa mais fraca. A Inglaterra vai discutir com o adversário directo a passagem. Eu aposto que passa.


Hoje:

Holanda X Japão: A Holanda tem que fazer duas segundas partes, para poder levar de vencida a boa equipa do Japão… espero um bom jogo
Gana X Austrália: espera-se a vitória do Gana contra a fraquinha Austrália.
Camarões X Dinamarca: A Dinamarca tem que vencer para poder discutir a passagem no ultimo jogo em confronto directo com o Japão.

*Noto que há muito pudor em criticar as arbitragens. Especialmente em Portugal, que tudo se critica nas arbitragens, parece que há necessidade de não beliscar a FIFA… não percebo porquê. Já golos em fora de jogo, golos mal anulados, expulsões erradas, penaltis mal avaliados… em jogos que até têm tido intensidades e ritmos baixos e poucas situações de duvidas… lá como cá!

Texto de Nuno Silva para o Negócios do Futebol