Por estas alturas, já não suporto o som de vuvuzelas que emana do meu LCD… parece que se joga futebol numa colmeia repleta de abelhas. À segunda jornada já não tolero mais que os 10 minutos iniciais de vuvuzela… se ao menos fossem usadas apenas nos lances de maior empolgamento! Eu proibia o artefacto dentro dos estádio… sem dúvida!
Coreia do Sul – Grécia
Uma grande vitória de um país futebolístico em grande crescimento e evolução. A Grécia a jogar na estratégia de sempre… à espera de um golito fortuito e a defender muito e bem… isto enquanto não estão já a perder e a necessitarem de recuperar a desvantagem! É que, com ambas as equipas em 4-4-2, a Coreia do Sul consegue um golo de cabeça num erro de marcação aos 7 minutos e toda a organização e estratégia da Grécia ruiu. Foi uma grande vitória por 2 a 0, completamente justificada pelo comportamento e domínio dos asiáticos! O 2º golo é fantástico!
Argentina – Nigéria
Entra a primeira grande selecção em jogo. A Argentina consegue a vitoria com um único golo, e de cabeça. A Nigéria em 4-4-2 mostrou que não está com a qualidade que já apresentou noutros torneios e não conseguiu levar perigo ao adversário, que até demonstrou não ter grande organização defensiva. O ataque da Argentina tem muita qualidade individual, mas não chega, jogaram num misto de 4-4-2 ou 4-2-4, que na prática era um 3-3-4 já que DeMichelis estava sempre muito subido… na frente 4 avançados muito bons, mas sem dinâmica, organização ou estratégia… tudo à espera dos lances individuais de Messi e não só. Por falar nele… esteve mediano, não se escondeu, mas também não encheu o campo!
Inglaterra - USA
Para mim o primeiro grande jogo do torneio. A Inglaterra e os USA em 4-4-2 com grande intensidade ritmo e qualidade. São 2 boas equipas, com individualidades excelentes e organização. À Inglaterra faz falta um grande avançado: Heskey ou Crouch não avançados para este nível, ainda para mais quando Rooney não parece estar num grande momento. A Inglaterra adiantou-se no marcador mas os USA não baixaram os braços marcando com o primeiro grande frango do mundial. O empate é o prémio para a ambição, organização e atitude dos Americanos. A Inglaterra conseguiu no final pressionar mais, mas os USA poderiam ter marcado numa bola que ainda foi ao poste.
Grupo B: grandes favoritos a Argentina e Coreia do Sul… mas por que ordem?
Hoje
12.30 Argélia X Eslovénia… as 2 menos cotadas do grupo C. Provavelmente para definir quem fica em último do grupo. Palpite: Argélia.
15.00 Sérvia X Gana: Nível de equipas mediano, mas equilibrado… provavelmente definirá o segundo do grupo.
19.30 Alemanha X Australia: Para ver com interesse… a Alemanha é sempre de ter em conta para as contas do mundial. A Austrália terá poucas chances.
Texto de Nuno da Silva para o Negócios do Futebol
0 comentários: