Golo de Reid no último minuto impede vitória Eslovaca

Reid estraga festa eslovaca

A Eslováquia estreou-se com um empate no Campeonato do Mundo de 2010, ao sofrer um golo da da Nova Zelândia no último minuto dos descontos do jogo que encerrou a primeira jornada do Grupo F. Com este resultado, as duas selecções igualaram a Itália e o Paraguai, que na véspera registaram o mesmo resultado.

Em Rustenberg, enfrentavam-se uma selecção estreante na prova (Eslováquia) e outra que, apesar de estar na sua segunda presença, nunca alcançou qualquer ponto na fase final (Nova Zelândia). Contra todas as expectativas, os neozelandeses entraram melhor no encontro e, por duas vezes nos primeiros cinco minutos, o dianteiro Chris Killen levou o perigo à baliza contrária. Primeiro, rematou de fora da área por cima e depois cabeceou para a defesa de Ján Mucha. Na resposta, Vladimir Weiss, em jogada individual, rematou à figura de Mark Paston. Esse lance marcou o início do domínio praticamente absoluto dos europeus no encontro, apesar de, aos 37 minutos, o neozelandês Shane Smelz ter enviado a bola às malhas laterais da baliza de Mucha. Dois minutos antes, Róbert Vittek deu o aviso para o que viria a acontecer após o intervalo, ao rematar de pé esquerdo, mas ao lado. Antes ainda, já a estrela da equipa, Marek Hamsik, rematara perto do poste direito após uma combinação com Weiss.

O golo dos eslovacos surgiu pouco depois do intervalo. Aos 49 minutos, o ponta-de-lança Robert Sestak cruzou do lado direito para o centro da área, onde surgiu Vittek a cabecear a bola, colocando-a junto ao canto inferior esquerdo, sem hipótese de defesa para Paston. Vittek dispôs de outra boa ocasião para marcar cerca de 20 minutos volvidos, mas o remate foi interceptado por Winston Reid. Este jogador viria a ser o herói dos neozelandeses, pois empatou aos 93 minutos através de um golpe de cabeça no qual fez a bola embater no poste antes de entrar, na sequência de um cruzamento de Smelz que, minutos antes, cabeceara ligeiramente ao lado.