«Fui convidado para trabalhar com Mourinho» - Costinha


O diretor de futebol do Sporting, Costinha, foi convidado por José Mourinho para integrar a sua equipa técnica, mas optou por seguir uma carreira de dirigente, por sentir que "tinha mais perfil para essa função".

Quem o revelou foi o próprio Costinha, em declarações à Lusa: "Ponderei o convite, pois trabalhar com um treinador tão especial como José Mourinho está ao alcance de poucos. A força com que ele me incentivava levou a que pensasse nisso. No entanto, no meu íntimo, sempre senti que tinha mais perfil para a função que ocupo hoje". Este interesse pela área do dirigismo esteve latente em Costinha ao longo da carreira, mas despertou principalmente nos últimos anos. "O facto de ter ido para Itália e de ter jogado pouco pesou nesta minha decisão", reconheceu Costinha, para quem a vivência que tem no futebol, sobretudo nos últimos três anos, o "alertou para realidades que lhe despertaram o gosto e o desafio pelo dirigismo".

"O que aprendi fora de campo, sem poder jogar, mostrou-me que posso ser bastante útil", disse Costinha, que vê agora ao serviço do Sporting a oportunidade para "pôr em prática ideias e concepções" no sentido de tornar o futebol "cada vez mais colectivo, honesto e de maior espectáculo".

Todavia, a sua personalidade e carisma fizeram com que muitos dos que com ele trabalharam lhe "augurassem futuro como treinador". Um deles foi José Mourinho: "Foi das pessoas que mais me encorajou para seguir a carreira de treinador, que mais falou sobre o assunto com pessoas que nos são próximas e que todos os dias, particularmente quando estive em Itália, me incentivava a tirar o curso". A coincidência de estarem ambos a trabalhar em Itália na mesma altura permitiu que privassem e que trocassem ideias sobre futebol: "Eu questionava-o sobre diversas áreas do treino, desde a metodologia à vertente comportamental. Ele dizia-me sempre que de treino e de futebol eu percebia, que só me faltava saber como aplicar os conceitos". in Record