Estrelas do Mundial: Steven Pienaar (África do Sul)


Steven Pienaar é ,sem sombra de dúvidas, o jogador mais talentoso na selecção dos bafana-bafana. O médio criativo do Everton é o motor da selecção anfitriã do Mundial 2010, já que quando a bola está na sua posse a dinâmica da equipa permite que esta se superiorize e ganhem uma nova motivação.

Para este versátil jogador de ataque (pode jogar em todas as posições de apoio aos avançados) porém nem tudo foi fácil. Este será o primeiro Mundial em que efectivamente participa, pois em 2002 não chegou a efectuar nenhuma partida, numa altura em que jogava no Ajax de Amesterdão. Formado no Ajax Cape Town, clube sul-africano, rapidamente se viu a jogar na Europa, no Ajax, clube bem conhecido por formar grandes estrelas do futebol mundial. Entre 2001 e 2006 foi uma das maiores estrelas da equipa, juntamente com Van der Vaart e Sneijder, porém nunca conseguiu transpôr a qualidade demonstrada no campeonato holandês para a selecção.

http://www1.pictures.gi.zimbio.com/Liverpool+v+Everton+FA+Cup+4th+Round+DUenUWptktPl.jpg

Em 2006 transferiu-se para o Borussia Dortmund, para fazer esquecer Rosicky, que havia saído para o Arsenal. Todavia, esta passagem pelo futebol alemão foi infrutífera, já que em dois anos fez apenas 25 jogos pelo clube, não marcando nenhum golo. A bóia de salvação para este médio incansável e dotado de uma excelente técnica foi o Everton. Em 2007 foi emprestado ao clube inglês, pelo qual realizou boas exibições que convenceram os dirigentes toffees. Contratado em 2008 por cerca de três milhões de euros, o sul-africano renasceu em Goodison Park. Foi no futebol inglês que atingiu o seu ponto mais alto, tendo o Everton permitido que fosse capaz de mostrar todas as suas capacidades.

Capaz de jogar a médio ofensivo e extremo (tanta na direita como esquerda) nunca hesita no momento de fintar, sprintar ou fazer um passe. Várias vezes pega na bola e segue sozinho em direcção à baliza contrária, sem que qualquer adversário seja capaz de o bloquear. Todavia, é capaz de trabalhar de forma excepcional para equipa, possuindo um grande espírito de sacríficio e uma grande disponibilidade física.