Estrelas do Mundial: Neven Subotic (Sérvia)


O defesa-central de 21 anos é um promissor jogador a actuar no Borussia de Dortmund e que tem vindo a acumular presenças na selecção da Sérvia desde Março de 2009, contando com 13 jogos. Este possante jogador de 1,93m foi uma das peças fundamentais da equipa treinada por Radomir Antic, fazendo dupla com Nemanja Vidic no eixo central da defesa da sua equipa.

http://www.sport.co.uk/public/Al-Neven-Subotic1.jpg

Subotic nasceu na antiga República da Jugoslávia, mas cedo se mudou para a Alemanha, onde iniciou a sua carreira como profissional no Mainz. Na sua segunda época como sénior, com apenas 19 anos, fez 33 partidas e 4 golos pelo clube, o que lhe valeu uma transferência para o Borussia de Dortmund, no Verão de 2008. No clube da Bundesliga, Subotic pegou de estaca e desde então realizou 65 partidas pelo Dortmund, marcando por nove vezes. As boas exibições valeram-lhe o interesse de vários clubes europeus, embora tenha contrato com o Borussia até 2014.

Comparado pelo seleccionador Antic ao antigo patrão da defesa espanhola, Hierro, este jovem central destaca-se pelo físico e capacidade de ganhar nos lances aéreos, sobretudo a nível ofensivo, como é possível verificar pelos treze golos marcados em três anos como sénior. Ainda assim, é bastante ágil e rápido no desarme, sendo também muito eficiente na marcação e com bom timing de entrada sobre o adversário. Subotic promete estabilidade defensiva à selecção sérvia, sendo que é o mais provável companheiro de Vidic no eixo central do sector defensivo.

A Sérvia (que na fase de qualificações alcançou o primeiro lugar, à frente de França e Roménia) irá disputar o Grupo D juntamente com Gana, Austrália e Alemanha.