China expõe fragilidades gaulesas


O golo de Deng Zhuoxiang na segunda parte, na marcação de um livre, foi suficiente para a finalista vencida do Campeonato do Mundo de 2006 terminar a preparação para a edição deste ano com uma derrota.

A França teve dificuldades para se impor nos três jogos de preparação que realizou para a prova na África do Sul, vencendo à justa a Costa Rica, por 2-1, antes de empatar a um golo com a Tunísia, no domingo passado. Por isso, foi dominadora durante grande parte do jogo desta sexta-feira, em Saint-Denis de la Réunion, mas acabou por sucumbir a um livre de Deng, aos 68 minutos, sofrendo a sua primeira derrota frente à China.

A equipa de Raymond Domenech fez bastantes remates à baliza durante a primeira parte, mas Franck Ribéry e Yoann Gourcuff falharam as ocasiões mais flagrantes. William Gallas acabou por marcar, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo, sendo a China quem aproveitou, na primeira jogada de perigo que criou. E coube a Deng, que ia ser substituído mas pediu apenas para marcar o livre antes de sair, que bateu Hugo Lloris, apanhado em contra-pé, num remate a 25 metros da baliza. Por duas vezes Thierry Henry esteve perto de empatar, à medida que a França pressionava cada vez mais, mas Zeng Cheng, guarda-redes da China ia evitando o golo, efectuando excelentes defesas na parte final do encontro, a remates de Abou Diaby, Gourcouff, e novamente Henry. A França inicia a campanha no Grupo A frente a Uruguai, no dia 11 de Junho, antes de defrontar o México, no dia 17, e a anfitriã África do Sul, cinco dias depois.