Olhar sobre o FC Porto


A Mística Azul e Branca - Obrigado Professor

Está consumado. O Futebol Clube do Porto e Jesualdo Ferreira puseram fim a uma ligação que deu ao Clube o Tetra-Campeonato (Jesualdo conquistou 3 Campeonatos seguidos, sendo que o primeiro desta série de 4 foi obra de Co Adriaanse, tornando-se desta forma no primeiro Treinador Português a conquistar três Campeonatos seguidos), 2 Taças de Portugal seguidas (e com este feito, Jesualdo igualou o Engenheiro Fernando Santos que também conquistou este troféu por duas vezes seguidas) e 1 Supertaça Cândido de Oliveira. Para certos Adeptos de determinados Clubes, estas conquistas aliadas á formação de talentos como Lisandro, Lucho, Anderson, Paulo Assunção, Bruno Alves, Raul Meireles, Aly Cissokho, Pepe que deram, ou darão, um lucro de Milhões de € por causa das suas transferências podem ser motivo de festa e de orgulho. Mas para os Portistas este cenário não é aceitável.

Jesualdo nunca foi bem sucedido no plano externo, sendo que o melhor que conseguiu foi alcançar os Quartos de Final da Liga dos Campeões, onde foi eliminado pelo Manchester United, e isto nenhum Dragão lhe perdoa. A ambição faz parte do gene dos Portistas e o vasto Currículo Internacional que o Futebol Clube do Porto tem actualmente (é o Clube Português com mais Títulos Internacionais e que mais vezes levou longe o nome de Portugal), contrastavam com o conservadorismo de Jesualdo na hora de dar a táctica.


Aliado a este facto, o antigo Técnico dos Azuis e Brancos nunca estabeleceu uma grande empatia com os Adeptos. Tal situação pode ser atribuído a vários factores; o primeiro dos quais o facto de Jesualdo Ferreira ter uma carreira ligada ao grande rival, o Benfica, que serviu durante vários anos, como Treinador Adjunto e, mais tarde, como Técnico principal. Por outro lado, a sua postura introvertida e discreta, que se reflecte até na expressão facial de alguém que parece quase sempre zangado, não teve o condão de cativar os Adeptos, cujo grau de exigência em relação a ele foi sempre elevado.

O certo é que Jesualdo Ferreira foi várias vezes contestado pelo Tribunal do Dragão, a despeito dos 3 títulos conquistados, e suscitou, também, divergências de opinião no seio da própria Administração da SAD em relação à sua continuidade no cargo. Penso que apesar de tudo, nós Portistas, temos de estar agradecidos a este Homem que, para além dos Títulos Conquistados, tantas vezes deu o peito ás balas quando ninguém da Direcção Portista quis falar aquando do famoso Processo Apito Dourado. Quando era preciso defender o Clube, Jesualdo estava lá e pouco se importava com a sua imagem, pois para ele o Clube que representou era a prioridade. Um acto de Coragem e de grande profissionalismo.



Não sou, nem nunca fui grande admirador de Jesualdo, mas tenho a obrigação de dirigir ao Professor um Muito Obrigado por tudo o que fez ao longo destes 3 anos e espero sinceramente que a sua aventura num outro Clube lhe traga tanto sucesso como o que teve na Invicta.

Para terminar queria deixar aqui um recado: Tenho lido uma série de Comentários agressivos da autoria de pessoas mal formadas e sem carácter que tem feito ameaças ao “Negócios do Futebol ”. Não vos adianta terem esta postura, pois enquanto o Moderador deste espaço manifestar a sua vontade em que eu escreva aqui, eu continuarei a participar com uma Crónica Semanal. O tema é o que eu achar que é mais conveniente debater e expor cumprindo as regras da boa educação e respeito. Não sou Anti-Benfica, não estou contra ninguém nem nenhuma Instituição. Mas não posso deixar de discordar com certas coisas que elementos ligados ao Benfica e Liga, por exemplo, dizem e fazem. Não posso concordar com a maneira como se tratam certos problemas quando a Cor é Azul e Branca e quando esta é Vermelha e Branca.



Vivemos num Estado Democrático e de Direitos onde a Censura é coisa do Passado. Não sou o Dono da Razão, nem quero sê-lo nunca, e todos podem e devem procurar mostrar que estou errado, Mas devem fazê-lo sem recorrer ás ameaças e falta de educação. Aprendam a respeitar para serem também respeitados e dediquem-se à arte de contra argumentar e não de difamar e de mal tratar. Se não o sabem ou não o querem fazer, então que se calem para sempre senão caem no ridículo e no esquecimento.

Crónica semanal de The Blue One para o Negócios do Futebol