Muricy e André Villas Boas são as opções

http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11762130-EX,00.jpg

A sucessão de Jesualdo Ferreira no cargo de treinador do FC Porto deverá ficar decidida até ao fim-de-semana e, neste momento, há apenas dois nomes em cima da mesa: André Villas-Boas e Muricy Carvalho. Ontem ficou desbloqueada a primeira parte do processo, com o acordo para a desvinculação com Jesualdo Ferreira (ver peça na página ao lado) e a redução da lista de candidatos à sucessão que chegou a contemplar cinco nomes: Domingos, Paulo Bento e o sérvio Sinisa Mihajlovic, ex-treinador do Catânia, também fizeram parte do lote de opções consideradas por Pinto da Costa.

O presidente do FC Porto recebeu ontem das mãos de Antero Henrique, CEO da SAD portista responsável pelo futebol, relatórios detalhados sobre cada um dos treinadores considerados para ocupar o lugar deixado vago pela saída de Jesualdo Ferreira. Numa reunião que ocupou parte considerável do dia de ontem, os dois homens fortes do futebol portista foram riscando nomes da lista até chegarem aos dois finalistas: André Villas-Boas e Muricy Ramalho.

http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/joaogouveia.bloguedesporto.com/images/gd/1257992633/Andre-Villas-Boas-e-o-eleito.jpg

Se o jovem técnico da Académica tem sido ao longo dos últimos dias um dos apontados com mais insistência ao cargo de treinador do FC Porto, o brasileiro é uma novidade trazida para a mesa por Pinto da Costa. Muricy Ramalho foi considerado o melhor treinador do campeonato brasileiro entre as épocas de 2005 e 2008 e aos 54 anos assinou em Abril pelo Fluminense, registando no currículo três títulos de campeão pelo São Paulo. Em contrapartida, apesar de menos experiente, André Villas-Boas, que recebeu o prémio do CNID para o treinador revelação tem a seu favor um conhecimento mais aprofundado do futebol português e europeu, palcos onde o FC Porto actua. Nenhum dos treinadores se encontra livre, pelo que a contratação de qualquer um deles implicará a negociação com os respectivos clubes: Académica e Fluminense, sendo que, por motivos óbvios, a negociação com os estudantes seria mais fácil. Um dossiê que deverá ficar definitivamente encerrado nas próximas horas.in OJOGO


Pedro Emanuel e Capucho coadjuvarão técnico

Os antigo jogadores do FC Porto irão ser os adjuntos do próximo técnico, em detrimento de Rui Barros, João Pinto e José Gomes. Pedro Emanuel, 35 anos, foi uma das grande figuras do FC Porto dos últimos anos e actualmente treina a equipa de Juvenis do clube. Nuno Fernando Gonçalves Rocha, mais conhecido por Capucho, tem actualmente 38 anos e dirige, juntamente com Patrick Greveraars, a equipa de Juniores.

Ambos os treinadores enquadram-se na política do FC Porto, que pretende incluir na equipa técnica antigos jogadores do clube, de forma a que estes transmitam aos jogadores a "mística" do clube.