Bis de Falcao na despedida do dragão


O FC Porto averbou a oitava vitória seguida na Liga portuguesa e terminou em alta a prova ao vencer fora a União de Leiria, por 4-1, depois de ter chegado ao intervalo a perder, enquanto o Sporting venceu em Leixões por 2-1.

Cássio adiantou os leirienses aos 23 minutos, ao corresponder da melhor maneira a um cruzamento de Rúben Brígido, jovem de 18 anos que se estreou no campeonato lusitano frente ao ainda campeão, mas os “dragões” deram a volta ao desafio na segunda parte, período em que Radamel Falcao apontou dois golos e passou para a liderança dos melhores marcadores, com 25 remates certeiros, mais um do que Óscar Cardozo, que assim precisa de apontar dois na recepção deste domingo ao Rio Ave, no jogo que pode dar o título ao Benfica.

O FC Porto, que defronta o Chaves (este sábado despromovido ao terceiro escalão do futebol lusitano) na final da Taça de Portugal, a 16 de Maio, deu volta ao encontro no espaço de três minutos. Fredy Guarín empatou aos 60 antes de Falcao pôr, pela primeira vez, a sua equipa em vantagem na partida da cidade do Lis. Cristián Rodríguez (82) e Falcao (89), de penalty, a castigar falta do guarda-redes sérvio Andjelko Djuričić sobre o ponta-de-lança colombiano, fixaram o resultado.



O triunfo deixou o conjunto de Jesualdo Ferreira, terceiro classificado, com 68 pontos, ao passo que o Leiria manteve-se na nona posição. A 30ª e derradeira ronda, que encerra este domingo com os decisivos Benfica - Rio Ave e Nacional - Braga, prosseguiu ainda este sábado com o triunfo do Sporting, seguro no quarto lugar, no terreno do Leixões, por 2-1, o mesmo resultado da viagem do Belenenses a Setúbal, desfecho que permitiu aos azuis do Restelo, igualmente despromovidos, tal como os homens de Matosinhos, deixarem a cauda da tabela aos leixonenses.

Beira-Mar e Portimonense são os substitutos do Belenenses e do Leixões, pois garantiram, este sábado, a subida à Liga portuguesa na próxima época, ao vencerem por 1-0 os respectivos encontros da 30ª e derradeira jornada do campeonato da segunda divisão. A formação de Aveiro, líder da prova e despromovida na época transacta, derrotou o já condenado Carregado, último classificado, enquanto o conjunto do Algarve fez o mesmo, fora de casa, frente à Oliveirense, terceira da tabela à entrada para a ronda final a dois pontos do Portimonense, de volta à Liga após 20 anos. Ambas os conjuntos terminaram com 54 pontos.