Departamento Médico: Modelo Grief Reaction

Estado psicológico de um atleta após uma lesão
Modelo Grief Reaction

O modelo de Grief Reaction, proposto por Kubler-Ross (1969) afirma que as respostas psicológicas do desportista à lesão passam por um processo sequencial através de etapas específicas.

Assim, logo após sofrer uma lesão, o atleta entra numa fase de negação. Em choque não acredita que a lesão possa ter acontecido consigo e tende a negar-lhe a importância. Depois de tomar consciência da situação, instala-se um estado de raiva. A agressividade do atleta perante as pessoas à sua volta pode ser uma constante. Passa-se então à fase da barganha. Nesta, o atleta parece querer negociar consigo mesmo, (se me recuperar, treinarei todos os dias com muita intensidade).

Na etapa seguinte, o atleta reconhece a lesão e as suas consequências, toma consciência da falta de possibilidade da sua participação no desporto ou actividade física, passa por um período de depressão e incerteza sobre o seu futuro no desporto. E, por último, segue-se a fase de aceitação, em que o atleta aceita a lesão e passa a estar pronto para o processo de retorno à actividade física.

Texto de Carlos Fernandes, Formador na Área de de Saúde e Desporto,
para o Negócios do Futebol