Ricardo Monsanto: Ligas de Topo


Liga Espanhola ao rubro após o empate do Barcelona em Almería e a vitória do Real Madrid no jogo grande do fim de semana frente ao Sevilha, 62 pontos é como se encontram empatados os dois colossos no topo da classificação do país de “nuestros hermanos”, dependem muito do calendário de jogos que ambos têm até final da presente temporada. Para já destaca-se a próxima jornada onde a equipa de Messi terá que receber no Camp Nou o terceiro classificado Valência.

Real Madrid chega à liderança

No jogo do Santiago Bernabéu o Sevilha esteve mesmo a ganhar por dois a zero, já que Xabi Alonso introduziu a bola na própria baliza logo aos dez minutos de jogo levando a equipa madrilena em desvantagem para o intervalo. Não podia ter existido para a equipa de Cristiano Ronaldo pior entrada no segundo tempo com Ivica Dragutinovic a fazer o segundo golo para a equipa sevilhana logo aos 7 minutos. No entanto foi demolidora a resposta dos galácticos, numa última meia hora avassaladora reduziu Cristiano Ronaldo, empatou Sérgio Ramos, e fez girar a cambalhota no marcador já em cima do apito noventa Van der Vaart, numa jogada que foi a cereja no topo do bolo, num movimento colectivo padronizado, claramente treinado e que teve todas as suas coordenadas em evidência até o holandês empurrar o esférico para dentro da baliza de Palop.

Em Almería o Barcelona não conseguiu levar de vencida a equipa da casa, teve mesmo a perder por duas vezes e o melhor que conseguiu foi o empate. Logo aos 12 minutos Cisma colocou o Almería em vantagem que durou até ao minuto 42 quando o argentino Messi faz o empate antes do recolher aos balneários para intervalo. Na segunda parte uma repetição do primeiro tempo, desta vez foi Puyol que colocou o Almería em vantagem aos 57 minutos com golo na sua própria baliza. Sempre Lionel Messi e agora com mais tempo, consegue fazer o golo do empate ainda a vinte e dois minutos do apito final. Teve bem o Almería até final a segurar um ponto que pode até ser decisivo nas suas contas de manutenção.

Chelsea e Everton vitoriosos

No reino de sua majestade nada de novo visto que o Arsenal, adversário do Porto nesta eliminatória da liga dos campeões, venceu o Burnley por 3-1. O Chelsea jogou para a FA Cup e venceu o Stoke City por 2-0 tendo agora uma jornada em atraso na Premier League e o Manchester United cumpriu com a sua obrigação de vencer o Wolves, porventura de entre os grandes a vitória mais trabalhosa com o golo a surgir por intermédio do “velhinho” de 35 anos, Paul Aaron Scholes, à entrada do ultimo quarto de hora.


Em Itália o 0-0 foi o resultado das equipas de Milão, desperdiçando a equipa do Prof. José Mourinho uma oportunidade de se distanciar uma vez que recebeu o Genoa em sua casa e acabou por empatar numa jornada em que a equipa rival, AC Milan, se deslocou ao terreno do terceiro classificado, Roma, e empatou também sem golos. De referir que apesar de ter alguma distância do Inter do nosso José Mourinho esta Roma não está ainda de todo arredada da luta pelo título da Lega Cálcio e tem dado mostras de ser a única capaz de se intrometer com as equipas de Milão nessa questão.

Texto de Ricardo Monsanto