Braga consolida liderança e deixa Sporting a 15 pontos


O Sp. Braga venceu esta sexta-feira o Sporting, por 1-0, em partida inaugural da 17ª jornada da Liga portuguesa. Paulo César foi o autor do único golo do encontro, que permite aos bracarenses preservarem o primeiro lugar no campeonato, e deixar o Sporting praticamente afastado da luta pelo título, a 15 pontos da liderança.

O encontro disputado no Municipal de Braga começou de forma equilibrada, sem grandes lances de apuro junto de ambas as áreas, com as duas equipas a revelarem cautelas. Ainda assim, os bracarenses adiantaram-se no marcador aos 31 minutos, por intermédio de Paulo César. O avançado brasileiro progrediu pelo lado esquerdo, ultrapassou um defensor e rematou cruzado. A bola ainda embateu em Tonel, acabando por iludir o guarda-redes Rui Patrício. Cinco minutos volvidos, os "leões" criaram uma boa oportunidade, após remate de Carlos Saleiro fora da área. Eduardo desviou para canto, num remate pleno de intenção. A cinco minutos do intervalo, foi a vez de Liedson ameaçar as redes "arsenalistas" após cruzamento de Izmailov. Eduardo largou o esférico, mas o avançado internacional português, com a baliza à sua mercê, atirou por cima. Dois minutos depois, a turma da casa voltou a ficar perto do golo, mas Rui Patrício defendeu o remate de Hugo Viana.

A segunda metade do encontro trouxe, como já se adivinhava, um Braga mais dominador, com mais controlo sobre o rumo da partida, e a conseguir jogar no meio campo adversário, criando boas chances de ataque e não permitindo grandes oportunidades de igualar o resultado ao Sporting. Os minhotos conseguiram mesmo preservar a importante vantagem até final - apesar do assédio contrário nos minutos finais e de algumas contrariedades tais como uma lesão no joelho do guarda-redes Eduardo -, mantendo também o primeiro lugar na tabela classificativa, independentemente do que suceder no fim-de-semana, e completando desta forma o pleno de exibições em casa diante dos "três grandes".