Grimi garante passagem do Sporting aos 16-avos


O Sporting assegurou hoje a continuidade na segunda mais importante competição futebolística de clubes na Europa. Um golo de Leandro Grimi permitiu à equipa comandada por Carlhos Carvalhal alcançar o empate nos minutos finais do encontro, e assim garantir a passagem aos 16-avos da Liga Europa, no primeiro lugar do Grupo D.

A formação portuguesa entrou para este jogo como líder incontestada do grupo, com dez pontos, mais seis que os mais directos perseguidores, Hertha BSC Berlin e Heerenveen, e garantiu o ponto de que precisava para passar. O treinador Carlos Carvalhal apresentou um "onze" forte, com o Sporting a apostar num 4-4-2 com o intuito de dominar o seu adversário. Adrien Silva surgiu a médio mais recuado e Miguel Veloso a jogar como médio-esquerdo, embora com trocas constantes com João Moutinho.



O esquema alterado trouxe um Sporting mais débil, que se ressentiu das alterações, e não foi capaz de impor o seu futebol durante grande parte do jogo. Ainda assim, o Heerenveen não excedeu as espectativas, sendo sensivelmente a equipa que se esperava. Os holandeses foram mesmo os primeiros a alcançar o golo. O intervalo chegou com um nulo e Carvalhal tirou Marco Caneira e Matías Fernández, lançando Leandro Grimi e o regressado Marat Izmailov. No entanto, quem entrou de rompante após o descanso foi o Heerenveen, que chegou ao golo. Passava o minuto 47 quando o endiabrado Assaidi fugiu a Pedro Silva, flectiu para o meio e disparou forte de pé direito, fazendo a bola roçar o poste esquerdo e aninhar-se no fundo da baliza de Rui Patrício. Um tento que impeliu o Sporting para cima do seu adversário.

Obrigada a reagir, a formação da casa subiu de rendimento, jogando no meio-campo adversário e procurando insistentemente o golo. O encontro encaminhava-se para o fim e os dois conjuntos começaram a perder alguma força, mas Grimi acabaria por resolver. Izmailov serviu Liedson no coração da grande área, este deixou para o argentino que surgiu de rompante e rematou com êxito de pé direito.