FC Porto impõe derrota expressiva em Guimarães


O Futebol Clube do Porto saiu vitorioso da deslocação à cidade-berço, obtendo os três pontos com um resultado de quatro bolas a uma. Os protagonistas do lado dos dragões foram Varela, Falcao, Bruno Alves e Cristian Rodríguez, todos a alcançar um golo a favor dos visitantes. Do lado do Vitória de Guimarães, coube a Andrezinho ser responsável pelo único tento da equipa.

Proibido de perder mais pontos, ou não partisse para esta jornada com cinco de desvantagem em relação ao líder Sporting de Braga, o FC Porto protagonizou uma entrada de rompante em Guimarães. Raul Meireles deu o primeiro aviso das intenções portistas aos nove minutos, quando atirou ao lado, mas o 1-0 surgiu mesmo três minutos volvidos. Falcao começou por acertar na trave, mas Nuno Assis acabou por ser desarmado quando tentava partir para o contra-ataque, disso se aproveitando Varela para marcar um belo golo de pé direito.



Depois do primeiro golo os portistas mantiveram o ritmo, e aos 31 minutos, depois de um cruzamento da Raúl Meireles na cobrança de um livre, Radamel Falcao surge isolado na cara de Nilson, e tem apenas de encostar para marcar o segundo do Porto, oitavo na sua conta pessoal para o campeonato. Ainda antes do intervalo, igualmente num lance de bola parada, o Vitória reduziu, por intermédio Andrezinho, que com um excelente remate ao ângulo da baliza bateu o regressado Helton.



Com o retomar da partida o Guimarães mostrou-se determinado em alterar o rumo da partida, e trouxe ao jogo uma maior qualidade, tendo ficado perto de igualar o marcador tanto por intermédio de Nuno Assis como por Tiago Targino. O FC Porto falhava nas marcações a meio-campo e esse cenário ia proporcionando sucessivos lances de algum perigo para o último reduto dos "dragões". Moreno, aos 63 minutos, esteve a escassos centímetros de marcar de calcanhar, mas foi mesmo o FC Porto que, contra a corrente do jogo, fez o 3-1. Raúl Meireles cobrou mais um livre ao segundo poste e o central português correspondeu com um excelente remate cruzado que fez a bola embater no poste e anichar-se no fundo das redes. A diferença de dois golos veio facilitar a tarefa dos tetra-campeões nacionais, que acabariam por selar a goleada aos 88 minutos de jogo, com Rodríguez a entrar para a lista de marcadores. O Porto fica agora em igualdade pontual com o Benfica, sendo que os encarnados jogam apenas no domingo.