Primeira derrota do Braga imposta pelo Guimarães

O Sporting de Braga, líder do campeonato nacional e até agora invencível em jogos a contar para a Liga, foi hoje batido em Guimarães, num derby minhoto que terminou numa vitória para os da casa por uma bola a zero. O treinador dos vimaranenses, Paulo Sérgio, manifestou vontade em ser o primeiro técnico a infligir uma derrota a Domingos Paciência, que comanda os «arsenalistas», e acabou mesmo por impor a primeira derrota aos bracarenses, depois de estes terem vencido o Benfica por 2-0.



Adivinhava-se um jogo difícil para ambas as equipas, não só pelo Braga se encontrar num excelente momento de forma, mas também porque a tensão entre vimaranenses e bracarenses sempre proporcionou momentos bastante emocionais em jogos entre as duas equipas. Com o soar do apito inicial, ambas as formações tentaram impor o seu futebol, numa tentativa de se afirmar cedo na partida. Ainda assim, e num dos jogos mais importantes da décima jornada, a formação da "cidade-berço" foi quase sempre superior aos bracarenses, assumindo as despesas do encontro perante um adversário que actuou mais na expectativa.

O domínio provou-se eficaz no adiantamento no marcador para os da casa, que alcançaram mesmo o primeiro tento na primeira parte do encontro. O Vitória de Guimarães apostou bastante nos lances pelas faixas laterais, com grande intensidade de jogo, criando algumas dificuldades à defesa contrária que, à passagem da meia-hora, não conseguiu evitar o tento dos vimaranenses. Nuno Assis progrediu pela ala direita, cruzou para o segundo poste, onde apareceu Desmarets a rematar de primeira, com estrondo, não permitindo a Eduardo reagir e evitar o golo.



Com a retoma do jogo, o Braga via-se forçado a correr atrás do prejuízo, isto numa tentativa de assegurar a manutenção do primeiro lugar na tabela classificativa, já que a derrota colocava a equipa à mercê de uma subida do Benfica, actualmente na segunda posição (e que tem jogo agendado para segunda-feira). Mesmo assim, as sucessivas tentativas provaram-se sempre ineficazes frente a um Vitória bastante seguro no jogo, e capaz de criar algumas oportunidades, apesar da maior contenção a seguir ao primeiro golo. O golo acabou por ser uma miragem para os bracarenses, pois, apesar do grande caudal ofensivo e do sufoco que impuseram ao adversário, nunca conseguiram chegar com êxito à baliza defendida por Nilson. A partida chegava, assim, ao final, e o Guimarães foi o grande vencedor da noite, sendo a primeira equipa até ao momento a ser capaz de roubar os três pontos ao Sporting de Braga, que vê agora a liderança a depender do resultado do jogo do Benfica (em caso de vitória, a igualdade pontual é mais uma vez restabelecida).