O FC Porto qualificou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Acaba por ser esta a máxima de maior relevância relativamente ao jogo frente ao APOEL. Não foi um jogo muito bem disputado, admita-se. O Porto desperdiçou demasiadas oportunidades flagrantes de golo, mais uma vez houve jogadores em sub-rendimento, mas todavia, ganhou. Creio que neste momento é isso que tem de estar interiorizado nas mentes dos adeptos do FC Porto. Longe do futebol espectáculo, o que interessa agora é ganhar. O “show de bola” virá com o tempo. Recordo aos adeptos que destilam impropérios em tudo o que é sítio desportivo da internet contra as exibições que o Porto tem produzido (acrescente-se, muitos deles andam com medo do “bicho papão” do Benfica), que o Inter foi campeão europeu nos anos 60’ usando o infame “Catenaccio”. Se se queixam de que o Porto pratica um mau futebol, vejam os jogos do Inter naquela época após marcarem o primeiro golo. Mas não deixaram de ser campeões europeus…
Este medo que, com estranheza e tristeza constato, muitos adeptos do Porto têm esta época, de um clube em particular, é para mim surreal. Chego ao cúmulo de registar, umas 10 vezes por dia, opiniões que sugerem que o Jesualdo seja afastado da equipa técnica. Mas eu pergunto, anda tudo doido? O Benfica é autenticamente banalizado frente ao Braga para o campeonato, mas o facto de ganhar em Inglaterra para a modesta Liga Europa frente a uma equipa que se encontra a dois pontos da “linha de água” do campeonato inglês, já ressuscita as dúvidas sobre se o Porto conseguirá ser campeão. Meus amigos, em boa hora vos digo, esperem e não desesperem. Eu acredito que será uma questão de tempo até o Porto regressar ao seu “habitat natural”, que é o primeiro lugar. Mais, vaticino que a 20 de Dezembro será… a Última Ceia de Jesus.
Se tiverem atenção às épocas anteriores, perceberão que as equipas de Jesus tendem a quebrar, digamos assim, numa determinada altura do campeonato. Sim, o ritmo do Benfica é alto actualmente, mas não será mantido por muito mais tempo. Nenhuma equipa aguenta. E será nessa altura, creio, que o Porto atingirá o seu pico de forma, quando o mestre Jesualdo não tiver o seu plantel assolado por lesões e todos os jogadores e estiverem a rodar ao mais alto nível. É isso que de resto distingue os grandes dos pequenos: não é qualidade durante um período de tempo relativo, mas sim regularidade ao longo de todo o campeonato.
Mas façamos um exercício. Vamos pôr por hipótese que o Porto efectivamente está mergulhado num abismo de mau futebol, e consequentemente só consegue vitórias tangenciais ou empates fracos. Este, aparentemente, é o pior Porto dos últimos 10 anos, dizem alguns “entendidos”. O Benfica, por outro lado, vive o seu apogeu, com um futebol vistoso e harmonioso (que insisto na ideia que para mim não passa de fogo de artificio, que bem esmiuçado tem muitas pontas soltas), um Benfica da era antiga, o melhor dos últimos 30 anos, dizem outros “entendidos”. Então o que separa o pior Porto dos últimos 10 anos do melhor Benfica dos últimos 30 anos? Somente dois pontos na Liga Sagres. Isto, e o Porto já têm o apuramento garantido para a próxima fase da Liga dos Campeões enquanto que o Benfica, num grupo infinitamente inferior na sua respectiva prova europeia (o que é o Everton ao lado do Chelsea, o AEK ao lado do Atlético de Madrid ou o BATE ao lado do APOEL), ainda precisa de mais uns quantos pontitos. Há coisas fantásticas não há?
Por fim, ainda duas breves notas. Primeira: Varela está perto da recuperação total. Caso para dizer, FINALMENTE. Que falta tem ele feito. Até á lesão, Varela era, para mim, simplesmente o melhor jogador do Porto. Corria, fintava, cruzava, marcava e assistia. Um jogador como Varela faria toda a diferença, por exemplo, na primeira parte com o Belenenses ou com o APOEL. Esperemos que regresse á sua forma antes da lesão muscular. Segunda: Paulo Bento demitiu-se do cargo de treinador do Sporting. Deixo aqui a minha solidariedade ao agora ex-técnico do clube leonino. Muitas vezes Paulo Bento foi injustamente acusado das blasfémias que afectavam o Sporting, mas aguentou com tudo. Foi homem. E não esquecer as suas conferências de imprensa. Dizia aquilo que muitos treinadores não tinham/têm coragem de dizer. E basta lembrar que em quatro anos, Paulo Bento deu quatro vezes o segundo lugar ao Sporting, deu uma Taça da Liga (que foi retirada pelo “Ferrari de Setúbal”, mas para mim aquele troféu está e estará sempre atribuído a Paulo Bento) deu duas Supertaças, as duas contra o Porto, e duas taças de Portugal, uma delas frente ao Porto, e isto para não falar de dar ao Sporting pela primeira vez os oitavos de final da Liga dos Campeões. Agora, o que mais sobressai, é que isto tudo foi conquistado com meios substancialmente inferiores do que aqueles dos dois rivais, e com um plantel, a meu ver, de inferior qualidade a ambos também. É obra. Arrisco a dizer que o Paulo Bento no Porto era facilmente campeão. Mas também, no Porto, “qualquer um se arrisca a ser campeão”.
Texto de Francisco Carvalho para o Negócios do Futebol
11 comentários:
Sou portista, e admito que o FC Porto está longe de fazer boas exibições, mas a verdade é que à excepção do exemplo do belenenses temos conseguido resultados, independentemente do que deixamos em campo. Pois bem, isto está longe de ser bom, mas na prática o Porto tem os resultados, que neste momento é o mais importante. Por exemplo, estamos actualmente na terceira posição do campeonato nacional, mas se não me engano há um ano atrás tinhamos menos pontos, pelo que mesmo com tudo o que tem dito sobre esta equipa do FCP ser a pior dos últimos anos, a verdade é que continuamos a crescer.
Agora, é como o professor Jesualdo diz, o Porto é uma equipa que tem de crescer, e cresce, fica mais matura, e é por isso que acredito que havemos de nos reafirmar cada vez mais.
Excelente crónica. Desde já dizer que concordo com praticamente tudo o que foi aqui dito, e se me perguntam, não, não sou do Futebol Clube do Porto. É uma verdade que por mais que certos meios da comunicação social, nomeadamente um determinado canal generalista e uns jornais ditos "especialistas" no que toca a matéria futebolística, o Benfica está sucessivamente a perder o impacto que tinha vindo a demonstrar ao longo da fase inicial da temporada, e muito provavelmente a quebra estará para vir.
Nisto tudo, continuo sim surpreendido com o Sporting de Braga, porque se o ano passado uma equipa como o Leixões foi capaz de se intrometer durante parte da época, uma equipa com outras possibilidades, outro plantel, como é o caso do Braga, não sei se não será capaz de manter toda esta afirmação e acabar mesmo por conquistar o título. Veremos, é muito cedo para especulações.
A ultima frase é excelente xD.
FORÇA PORTO, RUMO AO PENTA!
Já agora, fica uma sugestão, porque não criar tambem crónicas sobre o Sporting e Benfica?
As crónicas sobre a actualidade do Benfica e do Sporting já existem. Acontece que pelas mais diversas razões não tem sido possível aos cronistas enviá-las para a nosso endereço.
Cumprimentos.
De facto, como já foi dito, existem "Olhares" para os três grandes, mas actualmente a responsabilidade pelas crónicas está indefinida, uma vez que os até agora comprometidos com essa responsabilidade se têm demonstrado indisponíveis para lhes dar continuidade.
Ainda assim, quem estiver interessado em contribuir para os "Olhares" dos outros grandes (e, quem sabe, até mesmo do Sporting de Braga) é aconselhado a enviar-nos um email para o nosso endereço (negociosdofutebol@gmail.com) . Analisaremos de bom grado as diferentes propostas.
Anónimo 1:
Partilho da mesma opinião, o Porto não tem estado brilhante, mas tem estado q.b. Logicamente que a nós, adeptos portistas, habituados a ver titulos todos os anos e a ver futebol de qualidade na Liga dos Campeões, não nos agrada o actual momento da equipa, mas tal como muito bem refere, o ano passado estavamos piores, a euforia em torno do Benfica era praticamente a mesma, havia idem um outsider que estava nos lugares cimeiros da liga, mas mesmo assim fomos campeões e fizemos o melhor registo na Champions desde 2003/2004. Esta época ainda tem muito campeonato pela frente. É só sabermos ter paciência.
Anónimo 2:
Efectivamente a CS tem um papel primário no que toca a envenenar e a introduzir "opiniões feitas" na cabeça de muito boa gente. Algumas capas chegam a ser gritantes. Mas enfim, o Porto sempre foi invejado no que toca a editores de jornais desportivos, por isso não é nada de estranhar. Este ano eles anseiam por nos ganhar. Anseiam por nos poder esfregar o titulo na cara. Anseiam pelos festejos que todos os anos lhes escapam e que todos os anos nos pertencem. E isso cheira-se em tudo o que é jornais e crónicas. E os adeptos de outros clubes, pelo menos aqueles que eu conheço, ja estão fartos desta CS que basicamente é tri-polar. Os outros clubes é como se não existissem. Não me lembro de nenhuma capa com o Braga este ano, excepto quando ganhou aos grandes. E mesmo assim as capas mostravam jogadores/treinadores do Porto/Sporting/Benfica com as mão na cabeça em vez dos festejos dos bracarenses. Bom, no jogo com o Benfica ja houve capas a dar mérito ao Braga, mas de resto... Enfim, para ser sincero, não me importava em demasia se o Braga fosse campeão. So fazia era bem a muitos adeptos, e traria uma lufada de ar fresco ao campeonato portugues.
Anonimo 3
A frase não é minha, trata-se de uma citação da frase proferida por Mário Wilson quando este treinava o Benfica. Neste contexto (leia-se desde o 25 de Abril) aplica-se que nem uma luva ao Porto.
Muito boa crónica! Partilha da opinião do senhor francisco carvalho e acho que as equipas de JJ vão perdendo fulgor ao longo do tempo...
FORÇA BRAGA!
É muito bom ver os portistas roídinhos de inveja por causa do GLORIOSO!
SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB
Bom de ver é a cegueira deprimente dos benfiquistas, que chegaram a um desespero tão grande (porque sabem que o que os portistas dizem é verdade) que a única coisa que sabem dizer é "azia, inveja, etc etc".
Eu continuo a dizer, benfas tá em segundo lugar, apanhou dois secos do líder, e passou a só conseguir ganhar a uns ingleses por 2-0, quando tinha ganho por 5 se não me falha a memória. ESTA é a verdade. Por isso façam a festa lá com o vosso caneco europeu de segunda, pelo menos enquanto podem, porque quando chegarem as equipas recambiadas da Champions, aí sim vamos ver o "glorioso" a levar no corpo.
Anónimo 5
Leia bem o comentário do caro Anónimo 6, especialmente o primeiro parágrafo. Pergunto-me sequer se entendeu alguma coisa o que eu escrevi na cronica...
mesmo assim, isso é tudo conversa de aziados. o benfica esta a jogar melhor evoces estao com medo de apanhar 5 secos no inferno da luz!