O Futebol Clube do Porto foi esta noite derrotado por uma bola a zero pelo líder do grupo D, Chelsea, no Estádio do Dragão. A equipa portuguesa, à semelhança do que se passou no encontro em Inglaterra, teve uma boa prestação em campo, mas foi incapaz de alcançar quaisquer pontos no fim dos 90 minutos.
Os blues, com os internacionais portugueses Deco e Ricardo Carvalho a titulares, repetiram a dose do primeiro encontro, em Stamford Bridge, representando então os únicos desaires do FC Porto neste agrupamento. Com isso, o Chelsea fica com o primeiro posto, enquanto o FC Porto, no segundo, tem garantido que vai encontrar nos oitavos-de-final um dos primeiros classificados dos restantes agrupamentos.
A equipa da casa soube jogar o seu próprio futebol durante praticamente todo o jogo, e uma exibição personalizada permitiu aos jogadores sob o comando de Jesualdo Ferreira controlar as investidas do Chelsea, bem como criar o maior número de situações de perigo. Ao longo dos primeiros 45 minutos, destaque para a vertente ofensiva do médio criativo dos dragões, Belluschi, que chegou inclusivamente a acertar na trave defendida por Petr Cech. O intervalo chegava com um equilíbro notório entre as duas equipas, tendo os ingleses mais posse de bola e o FC Porto maior número de remates.
Com o regresso dos balneários, ambas as equipas pareciam trazer a mesma atitude para o período complementar, e o jogo parecia encaminhar-se para uma cópia da primeira parte. Aos 59 minutos, Jesualdo faz sair Silvestre Varela para dar entrada de Hulk em campo. Cerca de dez minutos depois, num lance pelo lado esquerdo do ataque do Chelsea, Malouda ganha a cabeceira e cruza para o interior da área portista, onde Anelka teve apenas de encostar no meio dos dois centrais da casa. O Porto tentou reagir, dando entrada de outros dois elementos numa tentativa de reforçar a capacidade ofensiva, mas a inclusão de Guarín e Farías não surtiu qualquer efeito até ao soar do apito do árbitro. Final do encontro, o FC Porto faculta a sua segunda derrota na edição deste ano da Liga dos Campeões, mas não coloca em causa o apuramento para os oitavos-de-final, sabendo de antemão que o segundo lugar do grupo está garantido na próxima deslocação, a Madrid.
4 comentários:
2 remates à baliza, 1 golo ... resume bem o que se passou
mais uma vez, o porto joga melhor mas nao consegue vencer ... ao menos já há diferenças assentuadas em relação às ultimas exibições
porto jogou muito bem mas mais uma vez o cinismo dos ingleses a levar a melhor
Ao ao ao ao