Barcelona recupera liderança depois de clássico

O Barça venceu hoje em Camp Nou a equipa do Real Madrid, e rouba assim a liderança, que volta para as suas mãos depois de na última jornada a ter cedido aos merengues. Os internacionais portugueses Pepe e Cristiano Ronaldo estiveram em campo, mas apenas para ver a sua equipa ser derrotada num clássico com os seus pontos altos para ambos os lados.

Determinados em reaver a liderança da La Liga, os catalães do Barcelona entravam diante dos seus adeptos com o objectivo de reproduzir uma exibição como a da Liga dos Campeões, frente ao Inter de Milão. Ainda assim, um início espectante trouxe um Real Madrid ofensivo, estando inclusivamente o regressado Ronaldo dentro das ocasiões de maior perigo, numa delas mesmo falhando o golo na cara de Victor Valdés. Ao intervalo, o zero a zero subsistia, mas dadas as prestações adivinhava-se que o golo poderia surgir a qualquer momento.



Com a retoma da partida, o bom futebol regressou por ambas as partes, e as equipas produziam um jogo agradável para a lotação quase esgotada do estádio da capital catalã. O marcador iria funcionar aos 56 minutos, altura em que Zlatan Ibrahimović, cinco depois de ter entrado em campo a substituir Thierry Henry, fugiu à marcação de Pepe e deu a melhor sequência ao cruzamento largo de Daniel Alves e fuzilou Iker Casillas, de primeira, com o pé esquerdo. Apesar da expulsão de Sergio Busquets pouco antes da saída de Ronaldo, aos 66 minutos, a formação de Josep Guardiola – única invicta na prova – segurou o resultado até ao fim e tem agora 30 pontos, mais dois do que os “merengues”, que viram Lass Diarra expulso em cima do minuto 90.