SL Benfica goleia Portsmouth (4-0)

O Benfica goleou o Portsmouth por 4-0 no Torneio Cidade de Guimarães, assinando uma bela exibição, onde os jogadores revelaram um grande entrosamento e uma pressão alta que não deixou o adversário explanar o seu futebol. Com belas combinações atacantes, as oportunidades de golo criadas justificaram o avolumar do resultado, com Cardozo a bisar ainda na primeira parte, Weldon a estrear-se a marcar com a camisola encarnada e um autogolo de Wilkinson.

Para o jogo frente aos ingleses do Portsmouth, Jorge Jesus optou por fazer alinhar Quim como titular, Sidnei ao lado de Luisão, David Luiz do lado esquerdo da defesa, enquanto no meio campo Rubén Amorim foi utilizado do lado esquerdo, fazendo companhia a Javi García, Dí Maria e Aimar. Na frente de ataque, Saviola e Cardozo foram a dupla titular.

O Benfica revelou enorme superioridade em relação ao seu adversário, fazendo uma pressão alta logo à saída da defesa inglesa, o que criou enormes dificuldades de saída para o ataque ao Portsmouth. De facto, apenas os encarnados exibiram jogadas com princípio, meio e fim e as oportunidades foram acontecendo de forma natural para os comandados de Jorge Jesus. Cardoso inaugurou o marcador aos 15 minutos, na marcação de um livre directo perto da linha da área, descaído para o lado direito do ataque, bem ao jeito do seu pé esquerdo. O internacional paraguaio colocou muito bem a bola que ainda bateu na barra da baliza.

Se dúvidas existiam quanto à superioridade benfiquista, este golo desfez clarificou-as, e o domínio da equipa portuguesa foi sendo acentuado ao longo da primeira parte. As boas combinações, principalmente do lado esquerdo do ataque, com Dí Maria em destaque foram-se sucedendo e Cardozo voltou a marcar, depois de uma bela combinação entre Dí Maria e Aimar, com o argentino a solicitar Cardozo que ao segundo poste apenas teve de encostar a bola para o fundo das redes de Portsmouth.

A vantagem de 2 golos ao intervalo era totalmente merecida pelo Benfica, que revelou um grande à vontade na construção de belas combinações de ataque e não deixava os ingleses chegar à baliza defendida por Quim.

Ao intervalo Jorge Jesus trocou Cardozo por Weldon, devido a dificuldades físicas do paraguaio, mantendo a estrutura da equipa já que o brasileiro passou a fazer parelha com Saviola na frente de ataque. Apesar de um início com menos domínio o Benfica continuava a revelar ser a melhor equipa dentro das quatro linhas, com os ingleses a conseguirem chegar com mais assiduidade ao último terço de terreno.

Tal como na primeira parte foi o Benfica a marcar primeiro, com Weldon a estrear-se na obtenção de golos com a camisola encarnada aos 69 minutos depois de um bom cruzamento de Carlos Martins. O brasileiro correspondeu de forma superior à assistência e de cabeça fez o 3-0, colocando um ponto final nas esperanças do Portsmouth em obter outro resultado que não a derrota. Tal como no primeiro golo, este tento de Weldon animou a equipa encarnada, e pouco tempo depois Jorge Jesus fazia entrar Keirrison para gáudio dos adeptos benfiquistas presentes no D. Afonso Henriques. No entanto o avançado brasileiro teve poucas vezes a bola em seu poder, não mostrando para já as credências de goleador.

Os minutos finais foram no entanto de gestão de esforço por parte dos jogadores do Benfica, que ainda assim conseguiram obter um quarto golo, com Luke Wilkinson a marcar na própria baliza aos 85 minutos, após um belo pormenor de Dí Maria, que centrou a bola de letra para a área contrária.

Com este resultado o Benfica confirma a evolução que o Torneio de Amesterdão provou e está agora em boa posição de conquistar mais um troféu nesta pré-temporada, já que o empate amanhã (21:15h, Sporttv1) frente ao Guimarães dá a vitória no Torneio Cidade de Guimarães.

Reveja os golos