Sporting desilude em casa


O Sporting não foi além de um empate a zero na recepção ao Twente, em jogo a contar para a 1ª mão da 3ª Pré Eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Sporting entrou mal na partida, ainda beneficiou de uma grande penalidade e da expulsão do guarda redes holandês aos 25 minutos de jogo. João Moutinho no entanto não conseguiu marcar, e os restantes 75 minutos foram de maior pendor ofensivo da equipa lusa, mas sem conseguir marcar.


O Sporting iniciou o jogo com a principal nota de destaque a ir para a colocação de Rochemback no banco de suplentes, e com Miguel Veloso como pivot mais recuado do losango do meio campo. Na zona intermediária da equipa leonina João Moutinho ocupava o lugar de médio interior direito, com Vukcevic a fazer o flanco contrário e Matias Fernandez a ocupar o lugar de médio mais ofensivo. Liedson e Hélder Postiga eram os homens que jogavam mais avançados no terreno de jogo.

A equipa comandada por Paulo Bento não entrou bem na partida, vendo mesmo a equipa holandesa criar as primeiras ocasiões de golo. O médio dinamarquês Kenneth Perez conseguia fazer boas transições, pautando os ritmos de jogo e conseguindo muitas vezes combinar com o eslovaco Miroslav Stoch e causando calafrios ao último reduto leonino.


O momento de viragem do primeiro tempo e pensava-se da partida, aconteceu à passagem do minuto 25, quando Hélder Postiga, depois de uma recuperação de bola, surge na cara do experiente guarda-redes Boschker, faz a finta e é derrubado. Grande penalidade assinalada e expulsão de Boschker. O capitão João Moutinho chamado a apontar o castigo máximo não consegue desfeitear o recém entrado Mihajlov (para o lugar de Perez) e o nulo manteve-se no marcador.

A jogar contra 10 o curso do jogo mudou, e até ao intervalo o Sporting foi sempre mais forte conseguindo, a partir desse momento, incomodar muito mais a baliza holandesa.

Com a toada do jogo a manter-se no segundo tempo, o Sporting não deixava de denotar alguma dificuldade em «alargar» o campo, perante a dificuldade dos médios interiores, em missões ofensivas, em abrir mais nas alas. Com o passar dos minutos o nervosismo instalou-se no Estádio de Alvalade, com alguns assobios a ecoarem desde as bancadas.

Até ao final da partida, e não obstante o maior caudal ofensivo da equipa portuguesa, o nulo manteve-se no marcador, com a eliminatória a ficar totalmente em aberto para o encontro que se disputa daqui a uma semana no Estádio Grolsch Veste.

O resultado não é obviamente positivo, sendo mesmo a primeira vez que a equipa do Sporting não venceu uma congénere holandesa no seu estádio.