Olhar sobre o FC Porto: Somos Norte e Sul


FCPorto24 - "Somos Norte e Sul"

A história desportiva do nosso país, sobretudo em relação ao futebol, sofreu nas últimas três décadas uma revolução. Uma revolução avassaladora em que a vontade Azul e Branca varreu o domínio exercido até então pelos clubes da capital.

Estes novos acontecimentos levam-me a afirmar com veracidade absoluta três factos:

- O FCP é o clube com mais títulos do futebol português;

- O FCP é o melhor clube português deste milénio (e dos melhores do Mundo);

- O FCP é hoje um clube nacional com milhões de adeptos espalhados por todo o país.

E é pegando nesta última sentença que venho expor a minha ideia para o futuro. Para um futuro que começou a ser delineado há bastante tempo. Está na altura de terminar a guerra do Norte contra o Sul. Os Portistas habitam em todas as cidades deste país. A revolução que referi espalhou-nos do Minho ao Algarve (até de Angola ao Canadá bem dizendo!) e o Nosso Grande Clube deixou de ser o símbolo duma região. É hoje um símbolo de todo o País.

Há milhares de Portistas em Lisboa, há milhares de filhos de verdes e vermelhos que agarraram com amor a revolução Azul e Branca! O FCP é o melhor clube português e o principal objectivo para o futuro deve ser formar e alimentar esta verdadeira legião de adeptos. E reforçar essa legião com o amor ao clube, não com o ódio aos outros clubes. Porque longe vai o tempo em que éramos inferiores. Hoje “os outros” é que têm de odiar. Hoje os outros é que são os fracos.

A epopeia levada até hoje pelos nossos dirigentes tem tido frutos saborosos, é verdade. Mas todas as correntes têm um fim. Necessitamos de nos voltar a adaptar ao País onde agora somos grandes.

Às acusações de corrupção temos de responder “apenas” com mais classe. Com mais jogadores ao nível de Fernando Gomes, Madjer, Deco, Lucho, Baía, Carvalho, Hulk… À falta de destaque na imprensa portuguesa temos de responder com mais títulos internacionais (porque sim, aí não têm hipóteses de colocar o FCP num quadradinho no canto do jornal!). E à raiva dos adversários temos de continuar a responder com oito campeonatos nacionais numa década.

Temos feito isto tudo, eu sei, mas é minha opinião que cantar “SLB filhos disto” ou “Lisboa é isto ou aquilo” é dar demasiada atenção a adversários que não merecem e é desprezar cidades onde também vivemos (como Portistas). Prefiro cantar Porto Campeão, até que a voz me doa! Porque já não existem mouros, nem cidades “poluídas”. Já não existem clubes papões, nem adversários que nos menosprezem. Temos de ser os melhores no campo e na razão! Como temos sido, mas sem a guerra do Norte contra o Sul, porque hoje somos Norte e Sul. Hoje estamos em toda a parte e estamos a crescer!

P.S. Apenas para reforçar a ideia que isto é a minha opinião, passível de crítica e de refutação como todas as opiniões. Temos tido um grande ciclo vitorioso, mas também tenho visto demasiado ódio entre adeptos e clubes. Acredito na rivalidade mas comecemos a deixar o ódio apenas no coração dos outros.

Crónica escrita por Vítor Vaz