Alargamento dá mais 4 milhões de euros


Alargar para encaixar mais «4M de euros». É assim que a Liga encara o alargamento do campeonato para 18 clubes, segundo a declaração final da reunião dos clubes. A proposta de alargamento foi aprovada, hoje, em Assembleia Geral da Liga, amas aguarda agora «luz verde» ou «vermelha» da Federação Portuguesa de Futebol.
«O alargamento com "liguilha" é o primeiro passo para o aumento das receitas dos clubes profissionais em cerca de 4 milhões de euros, que será seguido pela continuação imediata do trabalho da maximização das receitas com a centralização na Liga dos direitos de transmissão televisiva», pode ler-se no documento, que destaca que a proposta foi aprovada com 35 votos a favor, 11 contra e uma abstenção.
Como se vai realizar a Liguilha?
No mesmo documento a Liga explica como se vai realizar a prova.
«A Liguilha vai ser realiza numa eliminatória, a duas mãos, alternando a posição de visitado e visitante, entre os 15.º e 16.º classificados da Liga Zon Sagres da presente época e os 4.º e 3.º classificados da Liga Orangina. Os dois primeiros classificados da Liga Orangina mantêm-se promovidos automaticamente.»
De referir ainda, que a partir da época 2012-2013 o campeonato passa a ter a despromoção de três clubes à Liga Orangina. Assim, serão três equipas a subir ao primeiro escalão do futebol português na época 2013-2014.
Na Liga Orangina «sobem os três primeiros classificados das Séries Norte, Centro e Sul do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, em vez dos dois que estavam previstos».