A invenção que é o alargamento e as suas consequências

 Já não é muito falado, nem sequer uma proposta discutível, mas este tema já andou cá "no ar" e portanto decidi escrever sobre isto. O Alargamento da Liga seria a coisa mais ridícula, mais estúpida e mais "maliciosa" a fazer no nosso campeonato, enfim...Uma ideia sem nexo nenhum!

Quem inventou esta ideia, ou proposta, chamem-lhe o que quiserem, não devia estar completamente sóbrio. Qualquer pessoa minimamente inteligente e com um sentido de realismo apurado sabe e percebe que esta ideia não deveria sequer ter sido posta «em cima da mesa». Já percebemos que a nova Federação entrou com tudo e que queria desde logo revolucionar, em ponto pequeno, o nosso já deficiente campeonato a dezasseis clubes, mas isto é uma ideia completamente impensável, e caso fosse aceite, quem iria sofrer era todo o campeonato, mas também o prestígio de Portugal no mundo do Futebol.

A Liga ZON Sagres conta actualmente com 16 equipas, e já assim é o que se vê, o que seria com 18 clubes? A total desgraça, o cúmulo do futebol, qualquer coisa, mas de uma «cenário» eu tenho a certeza. Caso fosse aprovada esta ideia, o campeonato ficaria ainda mais pobre e sem interesse do que já é hoje em dia.

Portanto, temos 16 equipas, e já é mais do que público o seu «afundamento» em alguns clubes. Um clube de 1º Liga não pode nunca ter estas falhas de que tanto vemos e lemos nos media, relativas às equipas do nosso campeonato. Uma equipa da 1ª Liga não pode (ou não deve) ter como assistência o número que tem. Nem vou falar de números, porque também não é minha ideia pormenorizar isto, mas isto está mau e com tendência a piorar.

Outra história, mas verídica, são também os tão conhecidos salários em atraso. Mas isto é o campeonato das distritais ou como é? Estão os clubes a brincar com o estatuto e prestígio do nosso campeonato? Até já vieram a público jogadores contratualmente ligados a alguns clubes dizerem que «está difícil» e que a situação é «muito grave». Inclusive já alguns atletas rescindiram contrato por causa desta «brincadeira». Eu não critico os jogadores, até porque neste assunto estão perante os seus direitos, mas os presidentes deviam ter outra atitude relativamente a este ponto.

Isto não pode continuar assim. Se um clube tem salários em atraso sofre um «retirar de pontos» ou em medidas mais drásticas, é condenado à descida de divisão. Quanto ao alargamento, já o referi em cima, é (ou era) uma ideia sem nexo e que nem devia ter sido colocada em discussão. Querem um campeonato mais competitivo e com mais qualidade? Fácil, em vez de se aumentar, diminui-se. E a «coisa», terá efeito imediato, é a minha opinião...

Deve a Liga ser alargada, diminuída ou permanecer como se encontra hoje em dia? E quais as «punições» para clubes com salários em atraso?