Crónica: A dois passos do título


Marítimo, Sporting e Rio Ave. São estes os três jogos que nos faltam para podermos respirar fundo e gritar “Campeões!”. Três jogos com 9 pontos em disputa, sendo que estamos 4 pontos á frente do segundo classificado, portanto basta arrecadarmos 5 desses 9 pontos para festejarmos. Mas não. Nós não queremos apenas esses meros 5 pontos. Queremos 100% desses pontos. E porquê? Porque somos Porto! Entrar nestes 3 jogos com caracter, com entrega, com garra, com espirito de entreajuda, com tudo o que nos possa ser útil para levantarmos aquele tão desejado caneco. Em primeiro lugar e já no próximo fim-de-semana, vamos até à Madeira. Uma visita sempre complicada mas de onde vamos ter, obrigatoriamente, de trazer os 3 pontos para o Dragão. Nunca é fácil defrontar o Marítimo, sobretudo em casa, mas temos de encarar este jogo como uma final, uma das três finais (que acabam por ser duas pois como disse acima bastam 5 pontos) que nos faltam para atingirmos o bi-campeonato.

A equipa de Pedro Martins tem feito um bom campeonato estando neste momento em 5º lugar, lugar esse que, certamente, ocupará no final desta edição da Liga Zon-Sagres. Foi uma equipa que disputou ao longo de mais de metade do campeonato o 4º lugar com os leões. A equipa insular fez, sobretudo na primeira volta, exibições de classe e mostrou-se uma equipa coesa e unida. Na transição da época anterior para esta perdeu dois jogadores fundamentais: Kleber e Djalma. Ambos rumaram ao Dragão onde, embora não joguem com muita regularidade, já tenham tido bastantes oportunidades. Depois destas duas perdidas de peso a equipa madeirense não se ressentiu. Jogadores como Danilo Dias, Sami, Babá (embora tenha saído no mercado de inverno) fizeram esquecer as 2 saídas que, no momento, pareciam um desastre.

A segunda final é, aparentemente, aquela que nos pode causar mais problemas. Defrontar o Sporting não é tarefa fácil, nunca o foi, mas neste grande momento que os leões atravessam é sempre um jogo daqueles em que só nos apetece vencer para provar que, por melhor que a equipa de Sá Pinto esteja a jogar, somos bastante superiores a eles. Um jogo com um nível de motivação lá no topo, pois se vencermos na deslocação à Madeira e levarmos a melhor no duelo com os lisboetas, sagramo-nos campeões nacionais na penúltima jornada podendo festejar em casa o titulo. Mas nunca é fácil, repito, nunca é fácil defrontar esta equipa que é o Sporting.

Desde a entrada de Sá Pinto que os leões tem feito grandes exibições e caso este bom momento da equipa da capital se mantenha para o ano certamente que estarão na rota do titulo. Uma equipa com bastantes jogadores perigosos como Capel, Elias, entre outros não nos permite de parar de lutar nem que seja um só minuto. Vão ser 90 minutos de puro jogo, de pura velocidade e de pura luta.

Caso a vitoria não aconteça, existe uma 3º final. Um género de uma final extra que nos dá uma certa margem de erro nos dois primeiros confrontos. Eu espero e, com certeza, todos nós esperamos, que a equipa vá até ao reduto do Rio Ave fazer um jogo mais tranquilo tendo sido já sagrados campeões desta época. Um Rio Ave com bastantes jogadores talentosos como é o caso do Dragão Atsu, ou do goleador João Tomás. Esta equipa não sai muito no contra-ataque, embora tenha jogadores com características para o fazer, e prefere sair com a bola controlada mudando rapidamente de velocidade.

Portanto, vamos lá! Vamos a eles! Vamos levantar aquele trofeu e gritar todos juntos: Campeões!

Ganhará o Porto estas 3 finais? Conseguirá o Porto ser campeão nacional contra o Sporting? Ou apenas em Vila do Conde é que seremos campeões? Seremos os justos vencedores desta prova?

Crónica de Daniel Azevedo para o Negócios do Futebol