Sporting CP vs FC Porto - Antevisão do jogo (07.01.2012)

Os jogos entre Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto sempre foram vistos como grandes clássicos nacionais, e por isso decidimos escrever este texto, onde a opinião prevalece sobre qualquer dado ou estatística.

No próximo sábado, dia 7 de Janeiro, o Sporting e o FC Porto vão encontrar-se no Estádio de Alvalade, casa dos leões, numa partida a contar para a 14ª jornada da Liga ZON Sagres. Muita é a expectativa em torno deste jogo, não só pela importância da corrida pelo título, mas também porque jogos destes não há todos os dias, e são nestas partidas que os adeptos mais se entusiasmam, falam, cantam, gritam, e querem ver a sua equipa triunfar. A rivalidade entre os 2 clubes não passa despercebida, e quem melhor que os próprios adeptos para dar mais vida a um encontro destes.

Começando pelo Sporting, e porque joga em casa, tem feito um bom trajecto, quer nacional, quer internacionalmente, e desde a chegada da nova direcção e do treinador Domingos Paciência que o clube de Alvalade se sente mais unido. Nota-se nos adeptos a alegria, união, e paixão pelo clube que tanto faltou em anos anteriores. Era um Sporting apático, sem voz de comando, que até dava um certo incentivo aos seus adversários, não por ser só um grande clube, mas sim por ser um grande clube na situação péssima que estava.

A partir de Agosto de 2011, tudo foi diferente para os lados de Alvalade. Nova direcção, novo treinador, novos jogadores e nova motivação. Notava-se claramente que este Sporting seria mais forte. E está realmente mais forte. Não começou da melhor maneira o campeonato, mas tem vindo a corrigir esses erros, estando agora mais próximo da liderança. Na Taça de Portugal, está nas meias finais, e é o favorito à conquista do prémio. Na Liga Europa, garantiu o apuramento à 3ª jornada, e garantiu posteriormente o 1º lugar do grupo.

Do lado do FC Porto, a situação inverte-se um pouco. Não muito, porque ainda existem títulos para conquistar, e a esperança é a última a morrer. E se os dragões há 1 ano atrás, com André Villas Boas ao comando, partiam embalados para qualquer jogo, sempre com os níveis mentais/psicológicos em alta, agora com Vítor Pereira a história é diferente. Cada jogo é uma incógnita e vive-se um certo clima de estabilidade no reino do Dragão. O afastamento precoce da Liga dos Campeões, e a humilhação sofrida em Coimbra, depois de ter perdido por 3 golos sem resposta, com a Académica, num jogo a contar para a Taça de Portugal, são os principais factores da tal preocupação e indignação dos adeptos azuis e brancos contra Vítor Pereira. A equipa não passou aos oitavos de final da prova milionária por culpa própria, desaproveitando as oportunidades cedidas nos jogos do seu grupo.  No campeonato, apesar dos nulos frente a Olhanense e Feirense, e do empate contra o rival Benfica, o FC Porto continua na liderança, e se quiser lá continuar, terá de vencer o jogo contra o Sporting, no próximo sábado.

Quanto ao 11 das 2 equipas, a nossa opinião será sempre a nossa opinião, e por pouco ou nada de relevante que possa ser, nós vamos deixá-la exposta. 

11 do Sporting CP:

11 do FC Porto:

Convém relembrar que o os 11´s em cima revelados correspondem à nossa opinião enquanto adeptos do futebol, e que achamos mais conveniente usar pelos 2 clubes, e não àquelas que achamos que irão ser as opções dos treinadores.

O jogo está marcado para as 20h15m do próximo sábado.
Os comentários estão abertos. Passamos assim a bola aos leitores!