De Olhos no Futuro: Marco Reus

Não é um papel fácil chegar a um novo clube e ter a tarefa de colmatar a venda de uma importante peça da equipa. É uma tarefa que, aliás, não está ao alcance de todos e que só com muito trabalho e uma grande auto-confiança se consegue superar. É por esta razão que hoje vos apresento Marco Reus. O jovem alemão chegou ao Borussia Monchengladbach na época passada, para colmatar a saída de Marko Marin, e a verdade é que, no clube, são poucos os que ainda se lamentam pela transferência do ex-craque da equipa para o Werder Bremen.

Reus nasceu e cresceu na cidade de Dortmund. Iniciou a sua formação no SV Dortmund, antes de se mudar para as escolas do Borussia Dortmund, onde permaneceria até 2006, altura em que se mudou para o Rot Weiss Ahlen. Depois de dois anos a brilhar na equipa de reservas, o jovem alemão assumir-se-ia como uma das peças-chave no plantel principal e um dos bons valores a despontar nas divisões secundárias da Alemanha.

 
Foi então que, depois da transferência de Marin para o Bremen, os dirigentes do Monchengladbach decidiram apostar em Marco Reus. Alguns adeptos mostraram-se reticentes com esta contratação, mas logo se convenceram de que estavam perante um jovem ambicioso e com enorme talento. Na sua época de estreia, Marco Reus marcou oito golos em 33 partidas para o campeonato, afirmando-se como uma das grandes revelações da Bundesliga 2009/2010.

Esta época tem sido mais do mesmo e Reus tornou-se já numa peça-chave da equipa de Michael Frontzeck. Com a liga alemã ainda a meio, o jovem extremo leva já um impressionante registo de cinco golos e seis assistências, falhando apenas um jogo por castigo. A época de Reus tem sido de tal forma maravilhosa que fez já despertar a atenção de grandes clubes como o Arsenal ou o Manchester United.

Marco Reus é um jogador bastante parecido com Marin, caracterizando-se pela sua grande velocidade e brilhante técnica. Tem bom toque de bola com os dois pés e uma excelente capacidade de drible, o que o torna bastante perigoso no um contra um. É um atleta que tem boa precisão no remate e que joga em prol da equipa, trabalhando e discutindo lances como se de um defesa se tratasse. Marco Reus revela-se também um jogador muito pouco egoísta, procurando sempre servir um companheiro de equipa que se encontre em melhor situação que ele.



Apesar da má época do Gladbach, Marco Reus tem demonstrado todo o seu talento e é bem provável que saia do clube no final da temporada. Mesmo não contando com nenhuma internacionalização A, o seleccionador alemão, Joachim Low, tem estado certamente atento à sua evolução e aguarda-se que seja uma questão de tempo até se estrear com a camisola principal da Mannschaft.

Texto de Rumo Ao Estrelato para o Negócios do Futebol