Sporting cumpre e vence em Zurique

"Leões" resolvem cedo em Zurique

O Sporting entrou a vencer no Grupo D da UEFA Europa League ao derrotar o FC Zürich, por 2-0, em partida da primeira jornada realizada na Suíça.

Um golo madrugador de Emiliano Insúa adiantou o conjunto de Domingos Paciência no Letzigrund e Ricky van Wolfswinkel fixou o resultado aos 21 minutos, num encontro em que o Zurique, com o português Jorge Teixeira titular, acertou por três vezes nos ferros, duas delas por Ricardo Rodriguez. A vitória do Sporting, conjugada com o empate 2-2 da S.S. Lazio na recepção ao FC Vaslui, deixou-o isolado no topo da classificação antes de defrontar os italianos daqui a duas semanas, dia 29 de Setembro, no Estádio José Alvalade.

Insúa fez o primeiro golo e a assistência para o segundo (foto AP)

Após ter averbado a primeira vitória na Liga portuguesa à quarta ronda no fim-de-semana passado (3-2 em Paços de Ferreira), o Sporting não podia ter começado melhor a partida em Zurique e inaugurou o marcador logo aos quatro minutos. Stijn Schaars cobrou um livre para a grande área adversária e, numa rotação perfeita de costas para a baliza, Insúa desviou a bola de cabeça para fora do alcance de Johnny Leoni.

A equipa de Urs Fischer esteve perto de empatar aos 17 minutos, quando Ricardo Rodriguez acertou com estrondo no poste esquerdo da baliza de Rui Patrício, após ligeiro toque na bola de um colega e na sequência de um livre indirecto dentro da área, a castigar o facto de Patrício ter agarrado o esférico atrasado por Oguchi Onyewu. Só que a seguir, num bom lance pelo lado esquerdo, Schaars desmarcou Insúa e o lateral argentino, contratado este Verão pelos “leões” ao Liverpool FC, cruzou para Van Wolfswinkel empurrar à boca da baliza sem hipóteses para Leoni. Treze minutos depois do reatamento, o vice-campeão helvético voltou a acertar no poste esquerdo por Admir Mehmedi e o mesmo destino teve o livre directo de Rodriguez aos 77, embora desta vez tenha batido na trave, pelo que o Sporting saiu mesmo incólume da Suíça. in UEFA.com