Panorama Geral

Hulk (foto ASF)

Porto: O Futebol Clube do Porto teve uma semana bastante animada ora foi à Marinha Grande acabar com a vida do Caixinha, ora recebeu o Vitoria de Setúbal e demonstrou que as partidas têm duas partes por alguma razão. Na primeira parte o Porto teve uma exibição à Sporting. Calma! Não estou a dizer que jogou à Sporting, estou a dizer que optou pelo tiro ao poste e deixou o tiro às redes. No Dragão ficou visível que nem todos os bancos em Portugal são afectados pelas crises, o do Dragão consegue tirar créditos do banco com juros elevados para o adversário. O jogo ficou também marcado pela estreia a titular de Defour, eu sei que o objectivo é arranjar alguém para substituir o João Moutinho, mas não era preciso limitar as buscas a jogadores com menos de um metro e setenta de altura. Neste jogo também ficou claro que a defesa do Vitória de Setúbal podia estar na primeira liga ou na quarta divisão do Qatar. Maicon voltou a ser titular, uma mudança que só faz sentido porque o Rolando vai estar ocupado na terça-feira. Mas também porque frente ao Shakthar é sempre bom ter quem fale a língua que fala metade da equipa ucraniana. Por acaso o presidente do Shakhtar não será português? Por fim, dois destaques: Hulk, o brasileiro em termos de gestão fisica tem muita a ensinar ao departamento médico do Sporting! E James Rodriguez, o jogador colombiano a continuar assim e o Porto já vai poder pagar a alguém para levar o Cristian Rodriguez…


Benfica: O Clube encarnado também voltou a vencer, as coisas começaram bem mas podiam ter ficado complicadas no fim, graças em parte a Artur, que encontrou no balneário um livro de dicas do Roberto, e decidiu experimentar, a não repetir! Mas foi usar as táticas que o Jesus utilizava no Moreirense e conservou-se a vantagem. O jogo entra para a história pela excelente exibição de Duarte Gomes…eu tentei, mas mesmo em dias normais esta afirmação seria disparatada! O jogo contra o Guimarães confirmou uma tendência, em jogos com o Benfica, Duarte Gomes fica a saber zero sobre anatomia! Só espero que o Duarte Gomes não vá trabalhar como médico para o hospital da luz, vai haver muita gente a ser operada no sítio errado. Verdade seja dita, e em defesa de Duarte Gomes, que com o N’Diaye em campo fica pouco claro o que é braço e o que é cabeça, nunca vi um jogador a usar todas partes do corpo de forma tão errada! Senti falta do Manuel Machado…estava a brincar! Uma semana encarnada que ficou marcada pela visita do antigo presidente brasileiro Lula da Silva, ele e o Shéu fartaram-se de falar. Luisão esteve presente e celebrou a sua renovação de contrato, pelos vistos desejo de deixar o lugar para os mais novos depende sempre dos euros que estivermos a falar. O Benfica defronta o Manchester United, e pelo que vi no ultimo jogo dos Red Devils, ou metade da equipa inglesa fica retida no aeroporto, ou a defesa encarnada vai ter um dia em cheio…


Sporting: O Clube leonino deslocou-se a Paços de Ferreira, e se já lá não joga o Mauro, o Michel não tornou a viagem mais suave. O avançado brasileiro usou o seu talento, e percebeu rapidamente que os defesas do Sporting apenas têm cara de maus. Rodriguez foi dos piores elementos em campo, e quando se tem Onyewu ao lado isto parece difícil, afinal para que foi tanta comissão para contratar o peruano? O Sporting acabou por conseguir dar a volta a um jogo que parecia perdido logo desde o inicio, pelo menos a julgar pela titularidade do Onyewu e do Pereirinha. O médio português até foi dos melhores na primeira parte, esta ultima não é piada, mas acabou por sair para dar lugar a Izmailov. Schaars foi titular mas foi o primeiro a sair, o holandês vai valendo o preço que custou. Ricky Wolfswinkel e Elias estrearam-se a marcar, mas numa equipa que tem o Fábio Faria e o Felipe Anunciação até o que parece impossível se pode concretizar! Domingos paciência voltou a fazer muitas alterações, o que me leva a crer que até Janeiro o Sporting deverá repetir o onze aproximadamente zero vezes! Aliás, fica a ideia que Domingos passa os sábados a ver a série “Lost”… Por fim, destaque para Luis Duque, que não brilhou num restaurante, mas ao afirmar que ganha menos do que ganhava Bettencourt. Mas desde quando a gestão do Bettencourt é termo de comparação para alguma coisa?

Texto de Vasco Sinel de Cordes para o Negócios do Futebol